Pecuária

CILeite: Preços dos lácteos voltam a recuar no atacado

CILeite* –  Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista voltaram a recuar ao longo de novembro, especialmente na segunda quinzena. As vendas seguem fracas no varejo e as negociações varejo-indústria continuam difíceis com os varejistas buscando recomposição de margens. Essa desaceleração no atacado acabou afetando também o mercado Spot e os preços ao produtor. Pelo lado da oferta, o volume de leite segue crescendo via produção nacional e importações. No lado macroeconômico. os números de emprego, renda e inflação continuam melhorando, mas ainda na refletiu em mudanças mais significativas na demanda final.

O preço do leite ao produtor registrou nova queda em novembro, sendo a terceira queda consecutiva, iniciada em setembro. Para o pagamento de dezembro, todos os Conseleites indicaram novamente movimentos de baixa, em linha com o ocorrido no mercado atacadista. As quedas variaram entre 2,7% no Paraná e 3,8% em Santa Catarina.

O último mês verificou-se pequena elevação no preço do milho. O preço do farelo de soja caiu na primeira quinzena de novembro. Mas, em função da desvalorização cambial, aumentou na segunda quinzena, resultando em pequeno recuo considerando o mês como um todo. Além disso, a aceleração nos embarques de milho tem ajudado a manter mais firme as cotações. Em relação ao clima, apesar de problemas localizados, a situação para a safra de verão 2022/23 está melhor do que nas últimas duas safras. No mercado de carnes, a arroba do boi e o bezerro segue com preços em queda, devido a fraca demanda interna.

(*) CILeite é produzido pelo Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite. Autores: Glauco R. Carvalho, Manuela S. Lana e Samuel José de M. Oliveira. Colaboração: Jonas Carvalho Gomes Nogueira e Gabriela Paschoal da Silva (graduandos da UFJF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *