Eventos youtube

Show Rural Coopavel

Show Rural Coopavel

Sob o tema da sustentabilidade, empresas apresentam tecnologia desenvolvida no último ano. Uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, o Show Rural Coopavel, chegou em sua 16ª edição com recorde de expositores e mais de 3.500 novas tecnologias apresentadas ao público. Nos cinco dias de evento, cerca de 183 mil pessoas visitaram o espaço, localizado em Cascavel, no Paraná, e puderam participar de 180 apresentações técnicas.

Neste ano, o Show Rural teve a “sustentabilidade” como um dos temas principais, devido à exigência mundial sobre os setores produtivos. Para Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, a feira está atrelada ao tema já que a produtividade está atrelada a sustentabilidade. “O Show Rural é a apresentação de tecnologia e é ela que traz produtividade, rendimento, diminui o desperdiço, e tudo isso é sinônimo de sustentabilidade”, comenta Grolli.

Com o foco em tecnologia, a feira é um grande espaço de lançamentos de produtos, fazendo com que empresas aguardarem o evento para a divulgação de suas novidades. “Há dois anos, lançamos duas colheitadeiras aqui, no Show Rural, e hoje estamos apresentando uma terceira colheitadeira, a BC 6500”, comenta Douglas Vincensi, coordenador de marketing de produto da Valtra.

As duas máquinas lançadas em 2008 atuavam em dois extremos, grandes e pequenos produtores. Este lançamento vem atender ao médio agricultor, atingindo maior número de propriedades. “A Valtra pretende atender à necessidade exata do produtor, para que ele não fique com máquina ociosa, nem tendo que trabalhar a mais devido à baixa capacidade da máquina”, conclui.

Na área de sementes, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) aproveitou para lançar novas variedades de soja, buscando atender o produtor que pretende erradicar a bulva, que anda tirando o sono de muitos agricultores. “Nós pegamos um gene que já tínhamos em nosso banco de dados, o sulfoniureia, e trabalhamos para que a soja seja resistente à doença. Além disso, o produtor também pode aplicar inseticidas, como o Roundup Ready. Ou seja, é mais uma arma que o produtor tem para trabalhar com a bulva, que é um dos grandes problemas atualmente”, completa.

A Embrapa também esteve presente na feira e apresentou uma nova variedade de capim, o azevém, para o pasto de propriedades leiteiras da Região Sul. É a BRS Ponteio, que chega para servir especificamente a região do País, que sofria com a ausência de uma cultivar específica. “O setor leiteiro do Sul reclamava que não tinha um azevém específico para o pasto. Então, a Embrapa se prontificou a trabalhar no melhoramento em 2003 e hoje a semente já está disponível. Apesar disso, estamos a espera de alguma empresa interessada em multiplicar e realizar a comercialização”, comenta Sérgio Rustichelli, pesquisador da Embrapa Gado de Leite (MG).

Além de lançamentos, as empresas utilizam o evento para divulgar novidades, como é o caso da CaseIH, que informou aos produtores que irá fabricar o trator multiuso “Farmall 80” no Brasil, para que a máquina possa ser adquirida por meio dos programas governamentais de incentivo, como o “Mais Alimentos” e o “Pró-trator”, que só apoiam a compra de maquinário, com alto padrão de nacionalização.

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, visitou a feira e disse que a considera a maior realizada no Brasil, superando Agrishow, em São Paulo e a Expointer, no Rio Grande do Sul. Dilvo preferiu não entrar no mérito de qual é a maior feira, mas se mostrou feliz em saber a opinião do vice-governador, mas acredita que o Show Rural Coopavel possui o maior número de lançamento de produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *