Destaques Eventos

Esalq/IFSP vence Vacathon durante o Ideas For Milk

Milcup, caneca que analisa a ocorrência de mastite na propriedade, em tempo real, criada pela equipe da ESALP/IFSP, de Piracicaba (SP), foi a 1ª colocada no Vacathon, maratona de ideias criativas para a cadeia do leite do movimento Ideas For Milk. O Vacathon foi realizado na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG) entre 28 de outubro e 1º de novembro. Participaram 20 equipes, representando 25 instituições de ensino de nove estados.

A 2ª colocação no Vacathon foi do Instituto Federal Sudeste – campus de Juiz de Fora, que apresentou a solução Eletromilk, sistema de eficiência energética, com foco na economia de energia elétrica, produção sustentável e qualidade do leite.

A 3ª colocação foi da Universidade Estadual de Goiás, com o Nutrimilk, solução que otimiza o uso de concentrados para a alimentação de vacas leiteiras em pequenas e médias propriedades rurais.

O Vacathon é a segunda etapa do movimento Ideas For Milk. A primeira fase da iniciativa foi a Caravana 4.0, que envolveu visita dos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite a 52 instituições de ensino espalhadas pelo Brasil para motivar os jovens talentos a desenvolverem ideias criativas para a cadeia do leite. Durante o Vacathon, os estudantes visitaram laticínio e fazenda experimental da Embrapa para conhecer de perto os diversos segmentos da produção e industrialização do leite. Pesquisadores da Embrapa e mentores motivaram os jovens a desenvolver alternativas para diversos desafios da cadeia produtiva.

Segundo Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, os trabalhos dos estudantes ficam cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional. As propostas do Vacathon envolveram, entre outros temas, seleção de mão-de-obra, nutrição, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos, gestão do negócio e várias outras ideias.

A próxima etapa do movimento Ideas For Milk é a realização do Desafio de Startups, no dia 22 de novembro, no Cubo, em São Paulo. Inscreveram-se mais de 70 propostas inovadoras para a cadeia do leite. Uma banca de especialistas selecionará as melhores e/ou melhor formatadas e viáveis economicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *