Eventos

BH recebe Festival do Queijo Minas Artesanal neste fim de semana

Um dos eventos mais esperados pelos amantes da gastronomia está de volta a Belo Horizonte: o Festival do Queijo Minas Artesanal. A terceira edição acontece neste fim de semana, 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, e reunirá produtores das sete regiões reconhecidas pelo Estado de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo.

Durante o festival, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com a iguaria, que já conquistou premiações internacionais: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA Gastronomia), Eduardo Maya (Würscha e Pitza), Caetano Sobrinho (Caê), Paulo Vasconcellos (Bravo Catering), Gabriel Trillo (Omilía) e Bruna Martins (Birosca S2).

Cada chef representará uma região produtora. Tanto os pratos quanto os queijos estarão à venda no evento. Outros produtos mineiros de alta qualidade, como cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaças, vinhos e mel poderão ser degustados e comprados pelo público. O festival é uma realização do Sistema FAEMG e do Sebrae Minas.

Oficinas

Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal de leite cru com cervejas artesanais mineiras. Serão duas sessões no sábado. A primeira, às 14h, será ministrada pelo jornalista gastronômico especializado em queijos, Eduardo Tristão Girão, e pela jornalista e sommelier de cervejas, Fabiana Arreguy. Às 16h, a oficina ficará a cargo do jornalista Wilson Renato e do maturador dos Queijos Bello, João Bello. No domingo, às 14h, a aula será conduzida pelo chef e sommelier de cervejas, Daniel Martins.

Os apreciadores do queijo também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. A oficina acontecerá no domingo e o professor será Eduardo Girão com a Academia do Café. Os participantes das oficinas de harmonização terão acesso livre aos dois dias do festival, mediante apresentação do ingresso no setor de credenciamento.

O evento também terá uma oficina voltada a lojistas que desejam conhecer mais sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais. O curso será no sábado, às 18h. As aulas serão ministradas pelo especialista em queijo e consultor da FAEMG, Elmer Almeida, e o empresário Cássio Avelino.

A capital mineira também sedia o Seminário dos Queijos Artesanais. O workshop, que acontece na sede do Sebrae Minas, é direcionado a produtores e profissionais do mercado queijeiro.

Em debate, a importância econômica, social e cultural dos queijos mineiros, caracterização de regiões produtoras de queijos artesanais do estado, Selo Arte, regulamentação da produção, licenciamento ambiental, associativismo, comercialização e maturação vista sob o viés econômico e legal. Também serão apresentadas as últimas novidades sobre pesquisas acadêmicas feitas com queijos fabricados em Minas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *