Direto da Redação Eventos

Inscrições do World Cheese Awards começam este mês

Com a abertura das inscrições para o concurso World Cheese Awards a partir de 23 de agosto, a organizadora, a Guild of Fine Food, convida os produtores de queijo do mundo inteiro a apresentarem os seus produtos para serem avaliados por um júri internacional de 230 especialistas provenientes de 30 países diferentes.  

Dedicado exclusivamente ao queijo, sem que quaisquer outros laticínios sejam avaliados, a 33ª edição do World Cheese Awards realizar-se-á em Oviedo, na quarta-feira, 3 de novembro, fazendo parte integrante do Asturias Paraíso Natural International Cheese Festival 2021, organizado pelo Instituto del Queso, em parceria com o Principado das Astúrias e a Câmara Municipal de Oviedo. 

Na sequência de um período turbulento para os produtores de queijos nos últimos 18 meses, a organizadora prevê um número de inscrições maior do que nunca e, assim sendo, incentiva os produtores a apresentarem os seus queijos antes que o limite máximo de inscrições seja atingido.  Com até 4000 queijos provenientes de seis continentes esperados alinharem-se em Oviedo, este será o maior concurso exclusivamente de queijos que o mundo jamais viu. 

Proporcionando uma plataforma global para promover a excelência na produção de queijos, desde os vencedores de diversos prémios aos pequenos artesãos, o World Cheese Awards adjudicará prémios de Bronze, Prata, Ouro e Super Ouro, já que o seu júri chamará a atenção dos compradores em toda a parte para o melhor queijo do mundo. O Júri Supremo internacional debaterá então o melhor dos melhores ao vivo na WCA TV, antes de coroar o Queijo Campeão Mundial deste ano. 

Uma oportunidade para a comunidade global do queijo se reunir após um ano de desafios extraordinários, o World Cheese Awards será a atração principal do International Cheese Festival;  um festival de quatro dias dedicado exclusivamente ao queijo. De 3 a 6 de novembro de 2021, o imponente Palácio de Exposiciones y Congressos de Oviedo proporcionará o cenário para o setor se reunir, fazer negócios, expandir redes e olhar para o futuro. 

Com base na rica tradição queijeira da região, o festival apresentará um programa repleto de eventos para os visitantes profissionais da área do queijo bem como consumidores, incluindo uma exposição, o 2º Fórum Científico para a Inovação em Laticínios, visitas à arena de avaliação do World Cheese Awards, sessões experimentais de degustação, um Fórum Agroalimentar Asturex, uma Zona de Origem (explorando Regimes de Qualidade Europeus tais como IGP e DOP), um mercado do queijo e até sketches de comédia sobre o tema de gastronomia e queijos.  

John Farrand, o diretor-geral da Guild of Fine Food, a organizadora do World Cheese Awards, comentou: “O regresso do ‘The World Cheese Awards’ a Espanha será um momento fantástico para a comunidade internacional do queijo, não só nos dando a oportunidade de nos reunirmos como também  de celebrarmos a resiliência de um setor que teve de envidar grandes esforços para resistir à pandemia global.  A inovação floresceu na adversidade, por isso este ano esperamos a inscrição de uma variedade empolgante de novos queijos, mas teremos também imenso prazer em testemunhar o regresso dos queijos mais estabelecidos, provenientes de todo o mundo, que sobreviveram às provações e tribulações do COVID-19. Com inscrições de cerca de 40 países diferentes, este será um concurso verdadeiramente internacional, mas esperamos também uma participação marcante dos anfitriões – com 300 queijos produzidos nas Astúrias, estou confiante de que receberão um número razoável de galardões.”  

Luisa Villegas, diretora do Asturias Paraíso Natural International Cheese Festival e Presidente e Diretora Executiva do Instituto del Queso, comentou: “A comissão diretiva está muito satisfeita com o interesse internacional que o festival despertou. Estamos a ter um grande impacto na comunidade internacional de laticínios, com tantos queijeiros empolgados em concorrer para serem nomeados Campeão Mundial do Queijo 2021 em Oviedo. Além disso, o Asturias Paraíso Natural International Cheese Festival é um grande indicador do queijo como forma de instigar o crescimento económico. Em conformidade com isso, estamos a trabalhar com profissionais de laticínios para estabelecer uma abordagem científica para a alimentação futura, criando valor reconhecível decorrente do festival.” 

As inscrições para o World Cheese Awards estarão abertas de segunda-feira, 23 de agosto a quinta-feira, 23 de setembro, a menos que o limite máximo das inscrições tenha sido atingido antes dessa data – recomendamos que se inscreva o mais rapidamente possível. Os produtores podem inscrever-se online em www.gff.co.uk/wca.  

O World Cheese Awards realizar-se-á na quarta-feira, 3 de novembro no Palacio de Exposiciones y Congresos em Oviedo, Espanha, fazendo parte integrante do Asturias Paraíso Natural International Cheese Festival 2021, que decorrerá de 3 a 6 de novembro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *