Destaques Pecuária

Projeto Boas Práticas Rurais reduz custo médio da produção de leite

Produtores de leite da região de Morro Agudo, em Paracatu, estão sendo beneficiados com apoio técnico para aprimorar a produção, gestão e sustentabilidade de suas propriedades. Realizado desde o ano passado pela Nexa, o Projeto Boas Práticas Rurais beneficiou, até o momento, 26 produtores e já conseguiu reduzir o custo médio da produção do litro de leite em 14,6%, com o apoio de profissionais de agronomia e zootecnia da consultoria ESA Socioambiental.

O projeto visa promover a organização da produção e o fortalecimento socioeconômico dos produtores rurais por meio de boas práticas agrícolas (BPAs). Além do manejo adequado do solo, do rebanho e da pastagem – fundamentais para a produção do leite – o projeto também atua no aprimoramento da gestão de água e de resíduos, com ações de preservação de nascentes e estratégias de sustentabilidade.

Baseado no Plano de Desenvolvimento Local (PDL) desenvolvido pela Nexa com a comunidade de Morro Agudo, o projeto tem foco na qualidade do produto final. As visitas mais recentes da equipe foram voltadas para adequar a alimentação do gado. A iniciativa promoveu também ações de análise e correção dos solos, bem como o aperfeiçoamento dos pastos.

Em 2019, o foco foi o fortalecimento do grupo e a melhoria da alimentação do rebanho, além do envolvimento de parcerias. O projeto chega ao fim deste ano com os produtores adotando técnicas para otimizar suas pastagens e reduzir custos na alimentação dos animais. Também foram realizadas diversas atividades conjuntas com o intuito de despertar o senso de coletividade entre os produtores.

Dentre as atividades desenvolvidas estão a visita dos produtores à Expo Paracatu para conhecerem as bases da genética do gado bovino e a realização de uma rodada de negócios na Associação de Desenvolvimento Social de Morro Agudo. Na ocasião, participaram produtores, parceiros e empresas, que ofereceram seus produtos e serviços.

O evento proporcionou ao grupo, além de negociações para melhores preços dos insumos, o fortalecimento do senso de coletividade, uma vez que eles passaram a fazer estudos e preparação prévia do pasto e dos animais, diversificaram os locais de compra de insumos e começaram a produzir a própria ração. Esses fatores contribuíram diretamente para a redução dos custos de produção, resultado da adoção de boas práticas de manejo das pastagens e do rebanho.

“O nosso trabalho visa disseminar conhecimento e tecnologia para trazer mais confiança e segurança aos produtores, buscando melhorar a produtividade e reduzir os custos”, explica Mariani de Souza Barcelos Martins, zootecnista da consultoria ESA Socioambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *