Eventos

Grande Campeã Nacional da ExpoGil produziu 61,870 Kg de leite

Nesta semana, a cidade de Uberaba /MG está recebendo mais uma edição da Exposição Nacional do Gir Leiteiro (ExpoGil). Durante a feira, o tradicional Torneio Leiteiro deixou a genética ABS em destaque: a vaca 2 BR Sirigaita, filha do touro Teatro da Silvânia, consagrou-se como grande campeã nacional, após a produção de 61,870 quilos de leite.

De acordo com o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa, o pedigree da Sirigaita, propriedade do produtor João Eduardo Benine dos Reis, de São Joaquim da Barra (SP), ajuda a explicar o resultado surpreendente.

“Além de ser filha do Teatro, um touro de absoluta referência para o Gir Leiteiro, a Sirigaita tem como mãe a 2 BR Ondina, ou seja, ela é irmã materna do touro Elo FIV DP, que também está na bateria ABS como uma opção muito adequada para a produção de leite”, destaca Fernando.

A classificação no torneio leiteiro da ExpoGil vem comprovar o valor da genética ABS para a máxima rentabilidade dos rebanhos leiteiros.

Teatro II. O touro Teatro fez história na raça Gir, se tornando um dos touros mais famosos da raça. Após 13 anos em coleta na ABS, produzindo mais de 200 mil doses convencionais e 25.500 sexadas, Teatro morreu em outubro de 2013, aos 15 anos. Desde 2014, a empresa comercializa o sêmen do Teatro II, o primeiro clone completo de um touro Gir a ser inserido no mercado.

Nascido em 2016, Elo também vem se destacando pela qualidade da sua genética. Filho do Jaguar na 2 BR Ondina, ele foi apresentado na edição mais recente do Catálogo Leite Tropical da ABS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *