Pecuária

Inflação do custo de produção de leite sobe 1,29% em novembro

Por ICPLeite/Embrapa  –  A inflação do custo de produção de leite em novembro foi 1,29%, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa, calculado pela Embrapa Gado de Leite. O grupo Sal mineral apresentou variação expressiva de 17,97%, a maior entre os grupos que compõem o indicador. Produção e compra de volumosos também variou significativamente, 8,54%, sendo os reajustes nos preços dos adubos os responsáveis por tal alta. O preço dos itens do grupo Energia e combustível subiram, em média 1,62%. O grupo Mão de obra variou 0,70%, o Qualidade do leite, 0,49% e o Sanidade apresentou alta de 0,23%. Reprodução não variou e, o grupo Alimentação concentrada apresentou deflação de -3,44%, devido ao recuo nos preços dos farelos de soja e milho, ajudando a conter a oscilação do indicador.

No penúltimo mês do ano, o variação acumulada pelo ICPLeite/Embrapa foi de 24,79%. Três grupos apresentaram altas superiores à do indicador. Com sucessivos aumentos de preços em todos os itens que os compõem, os grupos Produção e compra de volumosos e Sal mineral acumularam inflação de 69,38% e 46,73% respectivamente. A inflação do terceiro grupo, Energia e combustível, foi 26,18%. Qualidade do leite acumulou 20,62%, ficando à frente de Alimentação concentrada, 16,54%.

A inflação acumulada em doze meses do ICPLeite/Embrapa cedeu para 29,69%. Isso se deve, principalmente, pelo recuo observado no grupo Alimentação concentrada, de 18% em relação ao mês anterior. Por outro lado, os grupos Produção e compra de volumosos e Sal mineral, mantêm alto o custo de alimentar o rebanho, acumulando respectivamente 75,42% e 52,98%. A variação de Energia e combustível foi de 26,82%, com as tarifas da energia elétrica, que apesar de altas, moderaram os aumentos verificados nos preços dos combustíveis, diminuindo seus impactos no indicador.

Foto: Jo-Anne McArthur / Unsplash

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *