Direto da Redação Notícias

MSD lança iniciativa social para desenvolvimento de pequenos produtores

O pequeno negócio familiar rural possui diversos desafios, entre eles, manter os jovens interessados no setor.  O último Censo Agropecuário mostra que quem trabalha no campo está envelhecendo, o que indica a tendência de os herdeiros deixarem o trabalho no campo pelo emprego na cidade. Pensando nisso, a MSD Saúde Animal lança o Plano de Vida Rural, que vai incentivar o empreendedorismo rural de pequenos produtores de leite, contribuir para combater a crescente evasão dos jovens do campo e levar informações de administração da fazenda.

O programa conta com as parcerias do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS)/CATI – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Escola das Famílias Agrícolas de Cruzília (EFAC). Juntas, as instituições levarão, por meio de conhecimento e mentorias, a adoção de Boas Práticas na propriedade rural para proporcionar uma gestão mais sustentável, levando em consideração a economia do negócio, o impacto social e também a promoção da Saúde Única (One Health) por meio de informações sobre os cuidados com a saúde da família no campo e com o meio ambiente.

“O Plano de Vida Rural foi estruturado pela área de Conectividade e Desenvolvimento e reforçamos as frentes de Responsabilidade Social e de Aprendizagem e Desenvolvimento para ajudar na sustentabilidade da pecuária leiteira familiar. Nossa aspiração é engajar as famílias agrícolas socialmente, por meio da comunicação digital, para mostrar aos jovens como a atividade pode ser rentável, ter qualidade de vida e ser o oposto da ideia de isolamento. Para isto, queremos construir, em cooperação com os produtores e produtoras rurais, um plano de trabalho estruturado, que envolve três eixos: gestão do negócio, manejo dos animais e cuidados com a saúde humana e ambiental”, diz Sebastião Faria Jr., gerente de Educação Corporativa da MSD Saúde Animal.

O projeto começou no último mês de maio e tem duração de um ano. A primeira edição da iniciativa reúne produtores de duas regiões: o Cruzília e cidades vizinhas (MG) e Alto Tietê (SP). Durante esse período, cerca de 29 produtores da pecuária leiteira participarão de encontros mensais virtuais com especialistas e trocarão experiências entre si, a fim de novas ideias para o crescimento do negócio. Além disso, ao longo do projeto, os produtores receberão mentoria individual do time de especialistas da MSD Saúde Animal, para que consigam pôr em prática de melhoria da produção.

“Entendemos que essa iniciativa ajuda não somente a continuidade do negócio pela família, como também contribui com o desenvolvimento regional. Grande parte da produção dos alimentos no Brasil é proveniente de pequenos e médios produtores, e temos o compromisso de contribuir para o seu desenvolvimento. Além disso, esse projeto é uma iniciativa que multiplica nossa cultura e reforça o propósito da companhia, que é melhorar a vida das pessoas, a saúde e o bem-estar dos animais”, finaliza Patrícia Shine, gestora da área de Conectividade e Desenvolvimento da MSD Saúde Animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *