Destaques Pecuária

O que levar em conta na escolha do sistema de ordenha

Por Vanessa Renata Zorzo Rockembach* – A ordenha é a atividade central de uma propriedade leiteira e por isso exige atenção e cuidados. Uma ordenha bem conduzida é capaz de otimizar a qualidade e a produção de leite. Para isso, vários aspectos devem ser levados em consideração, principalmente priorizar um manejo que reduza a contaminação química, física e microbiana no momento da ordenha.

Alguns dos fatores aos quais é preciso ter atenção nesta atividade são: higiene da sala de espera e de ordenha, capacitação do ordenhador, qualidade da água utilizada, manejo de linha de ordenha, bem-estar do rebanho e tempo de ordenha. Os sistemas de ordenha estão diretamente relacionados com alguns destes fatores, portanto, devem ser precisos a fim de melhorar a qualidade do leite e também o tempo que os animais são ordenhados, tornando todo o processo mais eficiente.

É necessário que os sistemas sejam capazes de realizar a ordenha de maneira rápida, completa e sem causar estresse ou danos aos animais. Uma ordenha incompleta pode resultar em danos que comprometem a saúde, bem-estar do animal e sua produtividade, bem como a qualidade do leite produzido. Através da avaliação do desempenho da ordenha, é possível detectar falhas, sejam no manejo ou no próprio sistema de ordenha. Assim, o produtor de leite tem a chance de melhorar o processo e reduzir custos.

Diante disso o produtor deve ficar atento a alguns aspectos ao escolher o sistema de ordenha mais eficiente na propriedade.

(*) Vanessa Renata Zorzo Rockembach é zootecnista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Coordenadora de Território/Experiência do Cliente na Allflex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *