Agricultura Destaques

Produção e qualidade do milho são debatidas na Expodireto

O Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS) foi um dos temas principais dos debates da Expodireto Cotrijal, que se iniciou na segunda-feira, dia 2 de março, em Não-Me-Toque/RS. Com presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do governador Eduardo Leite e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, foi assinado contrato de financiamento de irrigação com o banco do Brasil e realizado o 12º Fórum Nacional do Milho.

O Fórum do Milho foi coordenado pelo ex-secretário e coordenador do Instituto de Pesquisa Gianelli Martins, Odacir Klein. Após a abertura, Covatti Filho apresentou o painel Milho: Produção Protetiva, e lembrou que o Pró-Milho foi idealizado por uma série de entidades que participaram de discussões na Câmara Setorial do Milho. O secretário disse que o programa foi criado pelo Departamento de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural da Seapdr, a partir da constatação de que o Rio Grande do Sul precisa alcançar a autossuficiência na produção do grão.

O diretor de Política Agrícola da Seapdr, Ivan Bonetti, apresentou o Pró-Milho RS para uma plateia formada por representantes de entidades produtivas, agricultores e estudantes. O programa foi criado com a análise de questões como produção, qualidade e crédito e comercialização. “O milho é um cereal estratégico para o agronegócio gaúcho, pois interage com toda a cadeia de aves, suínos e bovinos, que representa 10% do PIB do Estado”, destacou Ivan Bonetti, que coordenou os trabalhos para a elaboração do Pro-Milho.

Os debates do fórum também tiveram participação do presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho/RS), Ricardo Meneghetti, e palestras de Jorge Lemainski – chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo; José Ruedell – pesquisador e consultor; e William Weber – Área de Soja e Milho da Syngenta.

Irrigação

Ainda pela manhã, foi assinado no Banco do Brasil contrato para financiamento dos produtores rurais Roberto Bortolini e o filho José Artur Bortolini, produtores rurais no município de Getúlio Vargas. O crédito será usado para aquisição de pivô central para irrigação de lavoura de milho e feijão e aquisição e adequação da granja de suínos.

O governador Eduardo Leite falou sobre a importância do Pró-Milho RS e ressaltou a importância do investimento em sistemas de irrigação, para garantir a produção em períodos de estiagem. A ministra Tereza Cristina lembrou que a irrigação é uma necessidade em todo o país. “Temos apenas 3% da área da agricultura irrigada hoje no Brasil”, disse. A ministra destacou ainda que o país deve olhar com mais atenção para a produção de sorgo, um cereal mais seguro e rústico, que atende às necessidades da cadeia de produção de proteína animal.

Tereza Cristina falou que o governo federal deverá alocar mais recursos para armazenagem no Plano Safra e destacou que a União destinou R$ 500 milhões para reforma e construção de moradias no meio rural. Ela ainda falou sobre crédito fundiário, ressaltando que o Rio Grande do Sul já tem 500 propostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *