Destaques Eventos

Workshop ensina como ter uma produção leiteira sustentável e lucrativa

“Como tornar a produção de leite um negócio lucrativo?” é a pergunta campeã entre os milhares de pecuaristas de leite espalhados pelo Brasil que sofrem com os altos custos de produção e preços baixos pagos pelo produto. No entanto, apesar dos fatores externos, existe um elemento interno que é primordial para o sucesso da pecuária leiteira: a gestão. Assim, pensando em ajudar o setor por meio da própria experiência bem-sucedida, o engenheiro, executivo e pecuarista, Mario Porto Fonseca, criou um exclusivo método de gestão chamado Superfoco para tornar a produção de leite um negócio lucrativo e sustentável.

“Eu conheço Mário Porto há quase 10 anos e acompanhei de perto a sua trajetória de êxito no setor leiteiro, seguindo na contramão do que ocorre em grande parte das propriedades rurais desse segmento. Ele foi proprietário do Sítio do Cedro, a primeira Fazenda Ouro do Brasil, certificado outorgado pela Nestlé SA e, por conta da experiência como executivo em grandes organizações, ele sempre teve uma visão empresarial sobre o negócio leiteiro, que é o que falta para a maioria dos produtores, que ainda toca a fazenda meio a olho, sem processos profissionais bem definidos, como a coleta e análise de dados”, explica a consultora em comunicação e capacitação no agronegócio, Lilian Dias, que também é uma das promotoras do projeto.

Para explicar o funcionamento do Superfoco, acaba de ser lançada a “Semana Segredos da Produção do Leite Sustentável”, um workshop 100% online e gratuito e que está sendo exibido até 02 de dezembro. As aulas foram divididas em três partes: 1ª) Identificando os problemas da produção de leite, assim como as ferramentas para as soluções; 2ª) Fatores críticos de sucesso: o que todo fazendeiro deve olhar para produzir mais e melhor; 3ª) Tarefas críticas de sucesso: foque a sua atenção em poucos e importantes pontos e aumente seu faturamento.

“Hoje, mais do que nunca, em um mundo em ritmo acelerado, é muito importante saber como o trabalho é feito, e por quem é feito, caso queiramos obter a efetividade das fazendas. Uma fazenda é um negócio, é uma interação entre processos, pessoas e sistemas. O Superfoco é um método cujo propósito é contribuir com a sociedade, promovendo a efetividade das pessoas e das organizações, que venham gerar lucro por meio de produtos, serviços e informações”, enaltece Fonseca.

Além da lida no campo, soma-se, ao extenso currículo de Mario Porto Fonseca, uma especialização em Finanças na Columbia Business School-USA, em Gestão Avançada na FDC (Fundação Dom Cabral) /INSEAD-França e também os cargos de ex-presidente da Acesita Serviços Comércio, Indústria e Participações LTDA e ex-CEO da Soluções em Aço Usiminas S.A. Atualmente, é membro da Seguros Unimed S.A e Fellow Senior do Advanced Leadership Initiative da Harvard University USA.

Enfim, não faltarão técnicas de gestão para aprimorar a atividade leiteira de quem precisa evoluir no setor. A boa notícia é que, por ser online, a pessoa que perder alguma aula da “Semana Segredos da Produção do Leite Sustentável”, ainda terá até o dia 2 de dezembro para retomar o aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *