Destaques Notícias

Cerca bem construída também afeta na produtividade da fazenda

As cercas são estruturas fundamentais de qualquer propriedade rural. Sua função primordial é estabelecer limites e promover a segurança do que se cerca. “Entre as inúmeras razões para se construir uma cerca rural podemos destacar as seguintes: dividir diferentes propriedades, isolar áreas cultivadas de animais domésticos e silvestres, subdividir as pastagens em piquetes para melhor aproveitamento do pasto, isolar áreas perigosas, benfeitorias, açudes ou áreas de preservação ambiental, conter animais de criação e fazer a segurança da propriedade”, explica Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Bekaert Arames.

Vianna recomenda que, depois de ter a meta estabelecida, deve-se levar em conta fatores como características do terreno, tamanho da cerca e orçamento disponível. A partir disso, são definidos os materiais a ser utilizados, focando sempre na resistência e na durabilidade da cerca rural.

Existem muitos tipos de cercas que se diferenciam, fundamentalmente, pelos materiais utilizados na sua construção. Sendo assim, elas podem ser feitas totalmente de madeira ou de arame. As cercas de madeira são comumente utilizadas nos arredores das dependências domésticas e para a construção de currais, enquanto a cerca de arame, inclusive a elétrica, é utilizada para fazer a segurança no entorno da propriedade, conter os animais e manter afastados os animais silvestres.

”A cerca de arame farpado é a mais comumente vista nas propriedades rurais, pois pode ser construída com curvas e desníveis sem comprometer o esticamento do aramado. É recomendada para terrenos acidentados, montanhosos ou com declividades acentuadas”, destaca Guilherme Vianna.

“As cercas rurais são de suma importância e determinantes para a boa qualidade das atividades agropecuárias. Para realizar uma construção de cerca que seja eficiente é essencial conhecer bem o terreno, definir o objetivo e escolher materiais de excelência, que proporcionem resistência e durabilidade ao aramado”, recomenda o gerente de negócios da Belgo Bekaert Arames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *