Negócios

Para driblar a crise

Em tempos de escassez de água e reajuste nas tarifas de energia, buscar a melhor gestão para manter a produtividade, com menor custo é uma necessidade nas propriedades rurais.

Que os agropecuaristas adotam e utilizam sistemas de irrigação em suas propriedades, não é novidade para ninguém. Porém, em tempos de crise hídrica em boa parte do País, e elevação na conta de energia, recursos que os ajudem a passar por este momento, de maneira sustentável e econômica, se tornam mais do que bem-vindos nos campos brasileiros. E é exatamente em cima desta demanda que a Fockink Indústrias Elétricas, dispõe uma tecnologia que assegura uma gestão na propriedade. Trata-se do Sistema Supremo de Irrigação, que conta com a introdução de um pacote de três novas tecnologias, sendo elas o Sistema de Alinhamento Supremo, o Painel Supremo e o Sistema Inteligente de Bombeamento Ecopump.

O diretor superintendente do Grupo Fockink, Siegfried Kwast diz que quando o Sistema foi pensado, um dos focos com maior relevância era aumentar a eficiência no uso de energia e água, a fim de reduzir seu consumo no momento da irrigação. “A demanda surgiu da percepção de oportunidades tecnológicas que visam ofertar benefícios ao irrigante quanto à economia de água e energia, facilidades no manejo do equipamento e dos cultivos irrigados, além de maior durabilidade do equipamento”.

O investimento e as vantagens

Kwast conta que uma das vantagens que o Sistema traz é permitir até 360 programações distintas de forma automatizada, forma fácil e interativa das programações de manejo no painel. Além disso, tem a telemetria mais precisa que permite o controle remoto a distância, maior velocidade no percurso do equipamento que facilita a aplicação de fertilizantes e agroquímicos e na mitigação dos efeitos de eventuais geadas.

“Também há maior uniformidade de aplicação de água e dos agroquímicos pelo movimento contínuo e simultâneo de todas as torres e menor consumo de energia nos pivôs e na motobomba”, declara. Este último, aliás, possui o uso do ecopump, que permite lei-turas inteligentes pelo relevo da área irrigada, ajustando-se automaticamente o consumo de energia.

Uma das vantagens que o Sistema traz é permitir até 360 programações distintas de forma automatizada, forma fácil e interativa das programações de manejo no painel.

Disponível para todo polo de irrigação do Brasil, serve desde um equipamento de dez hectares até equipamentos superiores a 300 hectares. Já quanto ao investimento que os produtores fazem para adquirir o Sistema, o diretor comenta que depende da abrangência do pacote tecnológico e do projeto hidráulico. “É caso a caso, uma solução personalizada conforme as necessidades de manejo. Mas, em média o investimento é em torno de 5% maior do que os sistemas convencionais”.

Em busca dos resultados

Sem dúvidas, para os produtores, o mais importante de todo este Sistema, é o resultado que será gerado quanto sentir a melhoria no bolso, em relação à economia de água e eletricidade. “Garanto que o agricultor na própria safra já sentirá a diferença em relação a conta de luz. E, quanto a parte hídrica, no final da safra virão os resultados de um melhor manejo da irrigação”, declara Kwast. O executivo comenta que as perspectivas da empresa em relação aos resultados destas novidades previam que em torno de 10% das vendas da companhia fossem com o pacote Supremo. Porém, foi constatado que já atingem 30% das vendas, com tendência de crescimento maior pelas inovações e benefícios percebidos. “O feedback tem sido muito positivo. A primeira impressão é de surpresa frente ao avanço tecnológico, pela inovação mundial e depois encantamento com os benefícios aferidos com o pacote tecnológico”, declara.

Independente de como estará o cenário nacional quanto a crise hídrica, e os reajustes das contas de eletricidade, Kwast revela que se pensa, para o futuro, o lançamento de novos produtos que atuem nesta área de economia, visando sempre a evolução da agricultura nacional. “A nossa área específica de pesquisa, desenvolvimento e inovação com seus cientistas estão dedicados integralmente nesta tarefa, que é proporcionar economia de água, energia, além de facilitar o mane-jo dos equipamentos e dos cultivos irrigados”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *