Pecuária

Boletim CILeite: Preços dos lácteos ensaiam pequena reação

Boletim CILeite* – Os preços dos lácteos no mercado atacadista tiveram pequena reação na segunda quinzena de janeiro, principalmente o leite UHT e o leite em pó. O mercado de queijo muçarela e o leite no mercado Spot tiveram um janeiro ainda fraco, mas no início de fevereiro o Spot registrou pequena alta. Apesar da demanda interna fraca, o cenário de queda nos preços se reverteu devido a alta na cotação internacional dos lácteos, o baixo volume de leite via importação, a produção relativamente mais baixa de leite devido a piora na rentabilidade dos produtores e um horizonte de entressafra se aproximando. No varejo os lácteos também registraram pequena elevação.

Em janeiro/22, o preço do leite ao produtor ficou relativamente estável na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de fevereiro, os Conseleites indicaram movimentos distintos. Paraná mostrou alta de 0,4% e Minas Gerais queda de 0,8%. Em Minas Gerais a referência do Conseleite não incluiu a alta dos lácteos na segunda quinzena de janeiro pois a reunião é mais cedo.

Milho e soja voltam a subir

O clima alterou o cenário para as cotações de milho, soja e para os custos de produção de leite. O plantio da safra 2021/22 iniciou bastante positivo, mas o clima seco e as altas temperaturas na região sul do Brasil mudou o cenário. Na Argentina também a estimativa é de quebra de safra, o que deixa o quadro mundial de estoques mais ajustados. Neste sentido, o milho e o farelo de soja cujos preços estavam em trajetória declinante até dezembro/21 voltaram a subir. No lado macroeconômico, o Real registrou ligeira valorização em janeiro frente ao dólar. Já as projeções de crescimento econômico do Brasil para 2022 são ruins, com a última estimativa de PIB em torno de 0,30%, o que daria uma renda per capita recuando.

(*) Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite. Autores: Glauco Rodrigues Carvalho, Luiz Antonio Aguiar de Oliveira e Samuel J. M. Oliveira. Colaboração: Jonas C. G. Nogueira (graduando da UFJF)

Foto: Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *