Destaques Tecnologia

Inteligência geográfica ajuda na otimização da colheita florestal

A Imagem Geosistemas apresentou, durante a Expoforest 2023, ferramentas que auxiliam na logística e sequenciamento de colheita de florestas, tendo a melhor utilização das estradas como ponto principal.

Segundo Ana Sofia Gutierrez (foto), especialista da empresa, por meio dessa ferramenta, pode-se fazer o um sequenciamento de colheita, dimensionando a frota a partir das estradas, fazendo assim uma melhor roteirização, para diminuição de distâncias, redução de custos, dentre outros benefícios.

“É possível compreender melhor quantos veículos serão necessários para a quantidade de colheita, qual a melhor rota, quanto combustível será necessário, e muito mais”, comenta.

A solução apresentada pode ser utilizada tanto em locais que não têm base de estradas, quanto aqueles que já possuem a rota, mas precisam de uma melhor estruturação. Para isso, utiliza-se a extensão Network Analyst da ESRI, que fornece ferramentas para análise de redes e roteamento para modelagem, otimização e visualização de problemas relacionados a redes de transporte, distribuição e logística.

É possível executar tarefas como roteamento, onde calcula as rotas mais eficientes entre dois pontos da rede, considerando critérios como distância mais curta, tempo de viagem, custo ou restrições específicas. Ou então delimitação de área de influência em torno de um determinado ponto ou conjunto de pontos. O Network Analyst permite a construção e análise de redes geográficas, que podem incluir estradas, trilhos, tubulações, rios, linhas de transmissão elétrica, entre outros elementos.

Foto: Divulgação Imagem Geosistemas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *