Pecuária

Venda de sêmen zebuíno cresceu no ano passado

Aconteceu na noite do último dia 14 de fevereiro, o lançamento do Index ASBIA 2022, documento produzido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Segundo o relatório, as vendas de doses de sêmen bovino de corte das raças zebuínas registraram aumento de 2% em 2022, na comparação com o ano anterior. Em 2021, o número de doses vendidas foi de 10.767.848, ao passo que, ano passado o número saltou para 10.962.332.

Vale ressaltar que o mercado de genética bovina teve um crescimento expressivo nos últimos três anos, mas de 2021 para 2022 o setor sofreu um pequeno recuo. Apesar da queda, as raças zebuínas continuaram em ascensão. No ranking das raças de corte que mais comercializaram número de doses em 2022 o destaque absoluto para a raça Nelore com 10.579.950 onde o Nelore PO (Puro de Origem) cresceu 3%.

Para o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ricardo Abreu, o aumento das vendas foi impulsionado pela valorização do sistema de cria, e consequentemente das fêmeas.

“O crescimento no número de doses de sêmen de corte Zebu no relatório anual da ASBIA reflete que o mercado se atentou com foco nas matrizes, na correta reposição buscando sêmen de touros registrados PO e melhoradores no sumário do PMGZ. Tanto é que observamos um crescimento exponencial na presença de touros jovens das raças zebuínas nas centrais de genética. Um crescimento de 2% nas doses de corte Zebu no ano quando o mercado total decresceu 9% comprova a força da genética zebuína utilizada nos projetos de inseminação artificial”, comenta Ricardo, mostrando ainda que todas as raças zebuínas registraram um posicionamento expressivo.

“A Inseminação Artificial é uma importante ferramenta de tecnologia que dissemina o melhoramento genético das raças zebuínas puras pelo Brasil e o mundo, democratizando a genética registrada e avaliada para os pequenos, médios e grandes criadores. Agradecemos a contínua parceria e a confiança das Centrais de Genética nos produtos da ABCZ em especial o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens)”, comenta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Foto: Diego Leite / Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *