Destaques Sustentabilidade

Iniciativa recolhe embalagens vazias de defensivos há 22 anos

A primeira coleta do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos foi realizada em 23 de outubro de 2000, dois anos antes da legislação sobre logística reversa ser instituída. A ação faz parte de uma iniciativa pioneira do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e beneficia atualmente 106 mil produtores de 381 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, iniciativas semelhantes são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.

Até setembro de 2022, o programa já havia possibilitado o destino correto para 18,8 milhões de embalagens. Neste volume estão incluídas também os recipientes dos produtos usados pelos produtores de tabaco nas demais culturas que desenvolvem em suas propriedades, já que em sua grande maioria são agricultores que diversificam suas atividades. Após coletados pelas equipes de recebimento, as embalagens vão para centrais credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde há separação seletiva e encaminhamento para empresas recicladoras.

Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o programa de recebimento de embalagens surgiu antes da legislação vigente, com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir a saúde e segurança dos produtores que optam pela correta destinação das embalagens. Os produtores são orientados a proceder a tríplice lavagem dos recipientes e a armazená-los no depósito de agrotóxicos até o momento da sua devolução, que ocorre em pontos de recebimento posicionados em locais estratégicos nas regiões produtoras de tabaco, proporcionando comodidade aos produtores, evitando grandes deslocamentos.

“Quando iniciamos o programa, no ano 2000, de forma pioneira, a sigla ESG sequer existia. Hoje, a ação é, certamente, um modelo para outros setores do agro no quesito logística reversa, mas também no zelo pelo meio ambiente e pela segurança dos produtores e das comunidades beneficiadas, além do cumprimento da legislação que trata do assunto”, avalia Schünke.

Ao todo, 10 regiões fazem parte dos roteiros itinerantes, contemplando 1,8 mil pontos de coleta. Em Santa Catarina: Alto Vale, Centro Norte, Litoral e Oeste; e no Rio Grande do Sul: Centro Serra, Centro, Noroeste, Serra Planalto, Sul e Vale do Rio Pardo e Taquari. Até o dia 23 de novembro, as equipes do Programa de Recebimento de Embalagens cumprem o itinerário previsto em 98 municípios da região Oeste de Santa Catarina. A partir de 28 de novembro, a coleta itinerante será pela região gaúcha dos Vales do Rio Pardo e Taquari, passando por 19 municípios em programação que irá até 8 de fevereiro de 2023.

Foto: Divulgação SindiTabaco / MSL Andreoli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *