Eventos

Festa da Colheita em Venâncio Aires abre safra 2022 da erva-mate

Uma produção de cerca de 300 mil toneladas de folha verde de erva mate em 2022. Esta é a expectativa para a safra deste ano no Rio Grande do Sul, após dois anos de dificuldades em virtude da seca. E para marcar a abertura oficial da safra 2022 foi realizada nesta quinta-feira (22/09) a Festa da Colheita da Erva-Mate em Venâncio Aires. O município integra o Polo Ervateiro Região dos Vales, estando entre os cinco maiores grupos produtores de erva-mate no Rio Grande do Sul.

O evento é itinerante e foi organizado neste ano pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e pela Prefeitura de Venâncio Aires, com apoio da Emater-RS/Ascar, da Câmara Setorial da Erva-Mate, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e de diversas entidades.

“A Festa da Colheita da Erva-Mate é um evento oficial do estado desde 2020. A edição deste ano ocorre em um momento de recuperação da produção estadual, que sofreu com duas secas consecutivas”, afirma Tiago Antonio Fick, coordenador e assessor técnico da Câmara Setorial da Erva-Mate da Seapdr. Segundo ele, o evento, com participação do setor, autoridades e população convidada, traz visibilidade para a cadeia produtiva e marca uma importante atividade da cadeia, que é a colheita. “Assim como para todo produto agropecuário, é na propriedade onde tudo começa”, destaca.

Estiveram presentes na abertura oficial, autoridades, integrantes dos pólos e de entidades do setor ervateiro, produtores e representantes de indústrias, Escola do Chimarrão e as Universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Vale do Taquari (Univates). E também o evento teve a participação da Escola de Samba Academia de Samba Puro, de Porto Alegre, que para o carnaval de 2023 irá desfilar com o tema da erva-mate.

Dados

O Rio Grande do Sul produziu no ano passado, segundo dados da Revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2022, 211,60 mil toneladas de erva-mate em uma área de 25,00 mil hectares. São 191 municípios envolvidos nesta cadeia, sendo os maiores produtores Arvorezinha, Ilópolis e Anta Gorda. Em 2021, o estado exportou para 36 países, sendo os principais destinos o Uruguai, a Argentina e o Chile.

Foto: Fernando Dias / Divulgação Seapdr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *