Destaques Notícias

EPAMIG vai produzir vinhos Syrah Gran Reserva

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai produzir vinhos Syrah da categoria Gran Reserva, linha inédita de produtos. A decisão foi tomada após a equipe do Campo Experimental de Caldas, no Sul do estado, constatar que a safra de uvas colhidas em agosto de 2021 possuía características e qualidades superiores para originar vinhos mais elaborados.

Barricas Francesas adquiridas pela EPAMIG

De acordo com a legislação brasileira, para ser enquadrado na categoria Gran Reserva o vinho precisa envelhecer por, pelo menos, 18 meses. Nesse período, é obrigatória a utilização de recipientes de madeira por, no mínimo, seis meses antes de engarrafar e comercializar a bebida. Em grande parte das vinícolas brasileiras, os vinhos Gran Reserva são deixados por cerca de doze meses em barricas de madeira.

Essa é a primeira vez que a EPAMIG vai lançar um vinho Gran Reserva no promissor mercado de vinhos mineiros. Segundo o enólogo da empresa, Lucas Amaral, a colheita de 2021 no vinhedo institucional bateu a marca de 3.700 quilos de uva, com destaque para os excelentes índices de açúcares, acidez, pH e polifenóis.

O enólogo, que é responsável pela elaboração do vinho, destaca que a EPAMIG adquiriu barricas fabricadas com carvalho francês para armazenar a bebida. Por se tratar de um vinho que ficará em contato com a madeira por um longo período de tempo, Lucas Amaral enfatiza que o produto final será mais encorpado.

“A EPAMIG adquiriu barricas francesas de tosta média. Na vinificação optamos por fazer um vinho mais pesado para que ele fique mais arredondado mediante o contato com a barrica e, depois de engarrafado, suporte mais tempo nas adegas dos consumidores. Então, além de produzir um Gran Reserva, vamos lançar no mercado um vinho com maior potencial de guarda”, explica o enólogo.

Para o pesquisador da EPAMIG, Francisco Câmara, as diferenças que o consumidor sente no paladar ao degustar um vinho Gran Reserva, envelhecido por meses em barricas de madeira, estão nos aspectos fenólicos, nos taninos e, sobretudo nos aromas e no próprio sabor. A expectativa do pesquisador é que o novo produto da EPAMIG agrade os paladares dos enófilos mais rigorosos.

“As expectativas são as melhores possíveis. Tivemos a melhor safra da história da empresa em números e em qualidade. Colhemos as uvas Syrah com taninos redondos, açúcares em torno de 24° brix, ótima acidez. Esperamos que ao juntar o aporte natural de taninos da uva Syrah com o elevado teor de álcool e elevada acidez provenientes da última safra, teremos um vinho espetacular”, pondera Francisco Câmara sobre o vinho que estará disponível para comercialização no próximo ano.

Vinificado no Campo Experimental de Caldas, os vinhos Syrah da EPAMIG são produzidos com uvas plantadas em regime de dupla poda no município de São Sebastião do Paraíso, também no Sul de Minas Gerais. A empresa de pesquisa agropecuária é uma vinculada da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Foto: Divulgação Epamig

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *