Agricultura Negócios

Auditoria em pomares libera maçã para exportação à Colômbia

Engenheiras agrônomas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)  conduziram, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, auditoria em pomares de maçã em Vacaria, de duas empresas produtoras que se cadastraram para exportar o fruto para a Colômbia.

“O objetivo da auditoria foi verificar o atendimento aos requisitos fitossanitários exigidos pelo país importador. Nessas unidades de produção, fizemos o monitoramento de mosca-das-frutas das espécies Ceratitis capitata e Anastrepha fraterculus“, conta a chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Rita Antochevis.

A fiscal estadual agropecuária Liese Vargas, que também participou da auditoria, explica que esses insetos são importantes ameaças para a fruticultura mundial, pois se desenvolvem no interior dos frutos quando ainda são larvas, alimentando-se da polpa. “Por isso, medidas como monitoramento nos pomares e tratamento a frio dos frutos antes do envio são exigidos pelos países importadores, justamente para reduzir o risco de introdução e disseminação da praga”, detalha.

O monitoramento desses insetos já é realizado em pomares de maçã, como parte do processo produtivo. “Para viabilizar as exportações à Colômbia, o índice MAD – mosca/armadilha/dia deve ser inferior a 0,14, quando da inscrição da Unidade de Produção e da colheita dos frutos”, exemplifica Liese. Pelo aspecto sanitário, os pomares auditados em Vacaria foram considerados aptos à exportação.

Dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) demonstram que o Rio Grande do Sul participou com cerca de 90% do valor negociado e volume das exportações brasileiras de maçãs em 2021. Os principais destinos são Índia, Bangladesh e Rússia.

Fotos: Liese Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *