Destaques Pecuária

Bem-estar animal contribui para maior produção de leite

A alta produtividade na pecuária leiteira está diretamente relacionada à nutrição adequada, à saúde e ao bem-estar animal. “Fazendas onde o bem-estar e a nutrição são levados a sério e feitos de maneira correta têm animais alojados com conforto térmico, bom tamanho dos cochos para que as vacas consumam ao mesmo tempo, dieta balanceada de maneira correta e estável, animais em ótimas condições zootécnicas e rebanhos produtivos e saudáveis, além de conta com colaboradores treinados a manejar os animais de forma racional”, explica o zootecnista Leonardo Ribeiro, assistente técnico comercial da Auster Nutrição Animal.

“O bem-estar animal nada mais é que relação harmônica entre o animal e o ambiente, tendo como características principais ótimas condições físicas e fisiológicas e alta qualidade de vida, de modo que possam expressar todo o seu potencial genético. “Já a alimentação influencia na composição do leite, principalmente na concentração de gordura”, completa Ribeiro.

De acordo com o profissional, fatores como estresse térmico, grandes distâncias a percorrer e desbalanceamento nutricional, com alta quantidade de carboidratos não fibrosos, sem fibras fisicamente efetivas, sem tamponantes ou aditivos que auxiliem o ambiente ruminal, comprometem o bem-estar das vacas leiteiras, provocando mudanças no seu metabolismo e, consequentemente, afetando a produção e a qualidade do leite. ‘O resultado são perdas econômicas”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *