Destaques Notícias

Carotenóides potencializam a qualidade visual dos produtos

Nós também comemos com os olhos. A cor da gema do ovo, da pele do frango, da carne do peixe ou do camarão dependem da combinação de um item muito importante: os carotenóides. Como os animais não conseguem sintetizar essas substâncias, eles precisam recebê-los pela alimentação.

Os carotenoides são amplamente utilizados na nutrição animal, com propriedades benéficas à saúde. Nos animais, eles podem ser encontrados principalmente nos tecidos, como pele e cascas, mas também em gema de ovos e tecidos musculares de salmões. Esses produtos garantem uma função protetora, funcionando como antioxidantes por desativar os radicais livres, além de estimular a comunicação celular, proteger os olhos e a pele e ativar as respostas imunológicas.

Atenta a esse nicho de mercado, a BASF disponibiliza carotenóides para produtores de carnes, ovos e peixes. Esses produtos garantem uma série de benefícios ao criador, possuem alta biodisponibilidade para os animais e excelente estabilidade durante a produção e armazenamento das rações. Quando misturados à alimentação dos animais, essas substâncias são absorvidas pelo metabolismo e conferem ao produto final uma cor atraente.

“Os carotenóides ajudam os produtores de animais a obter exatamente as nuances de cor que são as preferidas dos consumidores. Ao incorporar essas substâncias em rações, contribuímos para pigmentar gemas de ovo, peles de frango, peixes e crustáceos”, afirma Bruno Wernick, veterinário e coordenador de serviços técnicos para nutrição animal da BASF.

No caso das aves, por exemplo, a cor da gema do ovo depende da combinação de carotenóides adicionados às dietas. No entanto, não é apenas a quantidade de pigmentos que importa, mas também a biodisponibilidade e intensidade da cor.

O carotenóide C-30 ester aparece em tecidos animais após o consumo de plantas, como grama, alfafa e frutas cítricas e rações que contenham esse pigmentante. Além da função pró-vitamina A, esse carotenóide é o pigmento amarelo mais eficaz disponível para produtores de aves. Em comparação com xantofilas de plantas, o produto fornece três vezes mais potencial de coloração em gemas de ovo e coloração 1,5 vezes melhor quando usado na pigmentação da pele.

Já a Cantaxantina é um carotenoide vermelho, utilizado na pigmentação de peixes, crustáceos, gemas de ovo e peles de frango. A Cantaxantina tem propriedades antioxidantes e é um eliminador de radicais livres. O produto tem função pró-vitamina A em peixes, como o robalo, e em aves.

Nas aves, a Cantaxantina é usada para conferir um tom de cor avermelhado às gemas e à pele dos frangos. Ela é usada em combinação com carotenóides amarelos para intensificar a pigmentação e atingir a desejada cor amarelo-ouro. Além disso, a Cantaxantina tem potencial para melhorar a saúde e o crescimento em larvas de peixes e em alevinos de salmões.

Em comparação com as alternativas naturais, os carotenóides da BASF, são produtos sintéticos, idênticos aos de origem natural, e que apresentam uma melhor biodisponibilidade e tem maior estabilidade nas rações, são uma solução eficaz para uma melhor produção de ovos e carnes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *