Destaques Pecuária

Suplementação nutricional é muito importante no período de seca

Com o frio nesse período em grande parte do país, inclusive com geada em áreas de pastagens, e com estiagem bastante intensa em várias regiões, o gerente da categoria bovinos de corte da DSM, Lucas Oliveira, destaca a importância de se manter a atenção para os aspectos nutricionais dos bovinos produzidos em sistemas de pasto. “Sem o balanço de consumo proteico e energético adequado para a boa digestibilidade do pasto, o boi perde parte do peso ganho no período de águas”, pontua o especialista da DSM.

É justamente no período de estiagem, seca e frio que os pastos passam a não apresentar níveis satisfatórios de proteína, vitaminas e minerais para os bovinos. Por isso, recomenda-se aos produtores fornecer uma suplementação nutricional aos animais para manter positivos os índices zootécnicos e, consequentemente, a produtividade e rentabilidade da fazenda.

Desempenho no pasto

Para os pecuaristas que produzem bovinos de corte em sistemas de pasto, a suplementação nutricional dos animais ajuda a manter os resultados positivos tanto na época de águas como agora em época de seca. O fornecimento de nutrientes que contribuem para melhorar os índices zootécnicos evita o risco de perda de peso do rebanho.

Para intensificar a produção em sistemas de pastagem, uma opção cada vez mais utilizada pelos pecuaristas brasileiros é o semiconfinamento. É um modelo que se baseia em nutrição e engorda em pasto, com fornecimento de ração concentrada em cocho, entre 0,7% e 2% do peso vivo do animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *