Direto da Redação Eventos

Minas Láctea 2021 acontece na próxima semana

O Minas Láctea 2021, promovido pela Empresa Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), começa na próxima terça-feira, 13 de julho. Com programação totalmente online, a edição contará com o Congresso Nacional de Laticínios, a Semana do Laticinista, a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), eventos que integram a versão presencial, realizada em Juiz de Fora (MG), de dois em dois anos.

A Expomaq e a Expolac contarão com estandes virtuais, que ficarão disponíveis até o mês de outubro, para a apresentação de maquinários, tecnologias, ingredientes e produtos derivados do leite. “Neste período, esperamos que haja uma grande interação entre os participantes e que possamos aumentar a nossa rede de contatos, tanto no aspecto qualitativo, quanto no quantitativo”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Somaticell Diagnósticos, André Fernando Alves de Oliveira.

Dentre as novidades, que a empresa, que é distribuidora oficial da Shenzhen Bioeasy Biotechnology Co.,Ltd. no Brasil, apresentará durante a Expomaq, está o teste rápido para a detecção da integridade da caseína e da degradação do leite, pela mensuração níveis de Caseinomacropeptídeo (CMP), ou gluco Caseína Macro Proteína (cGMP). A análise, feita em cerca de 20 minutos, auxilia na identificação de adulterações, como acréscimo de soro de leite ao leite.

“A aplicação deste método ajuda o laticínio a ter benefícios como: conhecimento da qualidade do leite recebido, estimando a idade e forma de conservação; previsão do “shelf-life” (validade) de produtos UHT, tais como: leite, creme de leite, leite condensado, bebidas lácteas; e rendimento na produção de queijos”, afirma André de Oliveira.

A Alibra Ingredientes S.A trará para a Expomaq sistemas espessantes e estabilizantes e sistemas proteicos para a produção de lácteos. As linhas GenkorLac Cream, GenkorLac CM e GenkorLac Dessert  propõem, respectivamente, garantir o padrão de qualidade do creme de leite UHT durante toda vida de prateleira, reduzindo custos sem alterar a textura e o perfil sensorial exigidos pelo mercado consumidor; produzir bebidas lácteas de baixo custo e com manutenção das características sensoriais; e preservação da cremosidade característica das sobremesas, bem como minimização da ocorrência de sinérese (que consiste na liberação espontânea de água) ao longo do shelf-life.

Os sistemas proteicos da linha Alibra Mix Protein combinam proteínas do leite e do soro, com a proposta de tornar as sobremesas lácteas mais atraentes e saudáveis. “O balanceamento adequado permite a produção de sobremesas com altas concentrações de proteínas, maior estabilidade térmica e menor sabor residual quando comparadas a produtos elaborados somente com as proteínas do soro”, informa a empresa.

O acesso aos estandes da Expomaq e da Expolac é gratuito e estará disponível aos visitantes a partir do dia 13 de julho, às 8 horas.

Programação Científica

A programação científica do Minas Láctea ocorre entre os dias 13 e 15 de julho. O Congresso Nacional de Laticínios terá tema como “O setor de Lácteos na era 4.0: Desafios e perspectivas” e contará com palestras e mesas-redondas ao vivo, realizadas sempre a partir das 18h. Além disso, haverá a apresentação de 20 e-pôsteres. A Semana do Laticinista contará com nove cursos que também acontecem entre terça e quinta-feira, em diferentes horários. A participação nas atividades será mediante inscrições prévias, que devem ser feitas no site www.minaslactea.com.br.

Os tradicionais julgamento e premiação do Concurso Nacional de Produtos Lácteos não serão realizados, em função das medidas de distanciamento ainda necessárias para o combate à pandemia. Em seu lugar acontece o Fórum de Juízes, que vai debater propostas e critérios de avaliação a serem adotados nas próximas edições. O evento é restrito a convidados.

Também integram a programação, eventos dedicados à inovação na cadeia laticinista: o Hub Conecta Leite, que vai reunir pesquisadores, startups e empresas para discutir soluções, inovações e projetos para o setor;  e o Inovalácteos, promovido pelo Polo do Leite.

Gincana Solidária

Os alunos da EPAMIG ILCT estão envolvidos em atividades especiais que acontecem junto com o Minas Láctea. A Gincana Solidária, que envolve oito equipes de até cinco alunos do Curso Técnico em Leite e Derivados, vai arrecadar alimentos, em especial leite UHT e leite em pó, e recursos para serem doados a entidades filantrópicas de sete municípios brasileiros. O encerramento será na quinta-feira, 15 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *