Direto da Redação Eventos

EPAMIG prepara Workshop sobre controle de pragas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) prepara mais um Workshop para discutir o controle alternativo de pragas e doenças na agricultura. Neste ano, o evento vem para repensar o termo “alternativo”, uma vez que soluções sustentáveis são cada vez mais necessárias. O 5° Workshop, online e gratuito, vai ocorrer entre os dias 26 e 28 de outubro. As inscrições serão abertas em breve e poderão ser feitas no site www.controlealternativo.com.br.

Para a coordenadora do evento, Madelaine Venzon, o surgimento de populações de pragas resistentes aos métodos de controle convencionais estão incentivando os produtores na busca pelo controle biológico, entre outros fatores ambientais e econômicos. De acordo com a pesquisadora, as vantagens desses métodos serão apresentadas no Workshop, dentro do contexto do manejo de pragas e doenças.

“Nos últimos anos houve um aumento nas práticas de controle biológico no Brasil e no mundo. O mercado internacional de biopesticidas registrou crescimento de 15%. Só no Brasil o crescimento foi superior a 70%. Atualmente, podemos encontrar mais de 200 produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura para controle biológico de pragas e doenças. Para alcançar números tão expressivos, a pesquisa agropecuária é fundamental”, defende Madelaine.

O Workshop será dividido em painéis diários. O painel do primeiro dia será dedicado ao manejo de pragas; do segundo, ao manejo de doenças; e do terceiro dia, ao mercado e aos usos de biopesticidas. Segundo a comissão organizadora, em todos os painéis haverá espaços para debates e interações com o público. Além disso, a programação contará com sete minicursos.

Apresentações de trabalhos

A apresentação de trabalhos também está prevista para o 5° Workshop sobre controle alternativo de pragas e doenças. De acordo com a pesquisadora Wânia Neves, serão aceitos resumos de trabalhos nas áreas de manejo e controle alternativo de pragas e doenças de plantas. Cada resumo poderá conter até 350 palavras e deverá ser submetido no site do evento entre os dias 4 de julho e 10 de setembro de 2021.

Os cinco trabalhos com maiores notas, atribuídas pela comissão científica do Workshop, serão apresentados no formato de vídeo e ficarão expostos no site durante o período de realização do evento.

O 5° Workshop é uma realização da EPAMIG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para mais informações, acesse o site do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *