Destaques Pecuária

Gestão ajuda a aumentar ganhos com a bovinocultura leiteira

Aprimoramento da gestão empresarial, organização da propriedade, aumento da produtividade, incremento de renda e ganho do tempo em família. Esses são alguns dos impactos positivos do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” na propriedade rural do casal Marcos Appelt e Marisete Barp Appelt, da linha Canela Gaúcha, em São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense.

O casal atua na bovinocultura leiteira há 20 anos e participou dos programas De Olho na Qualidade, do Gestão da Qualidade Rural, do Times de Excelência e o mais recente, em 2020, foi a certificação de propriedade rural sustentável. A família também investiu na compra de bezerras com melhor genética, na inseminação artificial, no aumento da produtividade e na melhoria das estruturas.

Marisete explica que com o projeto começaram a aprender cada vez mais sobre a atividade e com isso os resultados apareceram. “O novo é assustador, mas te desafia a sair do comodismo. Desde o início tentamos fazer o melhor. Era tudo muito simples, mas com o aumento do rendimento realizamos as melhorias como a sala de ordenha, o galpão para o maquinário e as bezerreiras. Aprendemos sobre organização humana, estrutura da propriedade e onde investir”, expõe a empresária.

Marcos enfatiza que, com os cursos, foram aprimorando os processos e visualizaram que tinham potencial para prosseguir na atividade. “Aprendemos a ter visão sobre a propriedade, de manter o lugar bonito e organizado e a importância do controle de caixa. Atualmente temos a ordenha canalizada e todos os animais vacinados. Temos satisfação em trabalhar nessa atividade que tanto gostamos. A organização faz bastante diferença, basta apenas se habituar e isso melhora o tempo em família”, argumenta Marcos.

Atualmente Marisete e Marcos trabalham pensando no futuro e em melhorar ainda mais os processos para terem mais qualidade de vida. A propriedade da família tem 20,7 hectares onde criam 28 vacas em lactação que produzem em média 23 litros/vaca/dia no método de semiconfinamento. O plantel total é de 48 animais. Toda a produção é entregue para a Cooperalfa, que coleta o leite diariamente. “Os resultados que conquistamos nos dão força para prosseguir, pois vemos a propriedade estruturada, construímos nossa casa e podemos muito mais. Com a família unida vamos mais longe”, antecipa Marcos.

Encadeamento produtivo

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o projeto primeiramente faz o resgate da autoestima de quem atua no campo e depois incentiva-os a trabalharem na busca de uma remuneração melhor. “Esperamos que eles gostem de viver onde trabalham e com isso a execução das atividades fica mais fácil, podem focar na gestão, na produtividade e em projetos de curto, médio e longo prazo”, expõe ao comentar que o projeto fez diferença na região e contribuiu para o aumento significativo de empreendedores rurais.

Trennepohl reforça que as cooperativas têm papel fundamental nesse processo ao convidar os produtores a participarem das capacitações, enquanto que o Sebrae ingressa com a metodologia, a transferência de conhecimentos e o apoio para aplicação nas propriedades. “Ajudamos a promover todas essas etapas, a identificar quais são as atividades que dão resultado e a aperfeiçoar a propriedade. Até o momento o projeto atendeu mais de 17 mil famílias e mais de 12 mil empresas, disseminando a cultura da organização e para torná-las viáveis e sustentáveis”, destaca.

O presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Conton, reforça que o projeto junto as cooperativas filiadas tem uma história de mais de duas décadas beneficiando mais de 30 mil famílias. “As atividades de suinocultura, bovinocultura de leite e avicultura são medidas por meio de indicadores e atualmente podemos apreciar a evolução dessas métricas, que são decisivas para que as empresas rurais sejam consideradas competitivas”, realça.

Canton adianta que sempre haverá novos desafios para o agronegócio, porém, a metodologia utilizada continua atual e aplicável nas propriedades rurais. “O Sebrae/SC tem sido um grande parceiro tanto na disponibilidade de recursos quanto na metodologia que é constantemente atualizada, além de nos colocar à disposição consultores qualificados que compreendem as especificidades do campo”, argumenta. Ao ser questionado sobre projeções futuras, o presidente da Aurora Alimentos explica que as atividades do agro sempre precisam buscar inovações, melhores indicadores de produtividade e o atendimento das exigências dos mercados interno e externo. “Pretendemos que essa parceria seja duradoura”, ressalta.

Parceiros

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *