Destaques Pecuária

Nutrição durante a puberdade influi na reprodução de ovelha

Estudo científico deixa claro o quanto é importante o manejo nutricional de ovelhas durante a puberdade em relação à reprodução. Nesse período de mudanças biológicas e fisiológicas para a fertilidade, diferentes controles de alimentação afetam a biologia reprodutiva, as concentrações de metabólitos sanguíneos e modificam a estrutura de tecidos reprodutivos de ovelhas. A pesquisa resulta em artigo para publicação em período científico e em produto técnico no formato e-book; seguindo as novas normas da pós-graduação educação brasileira.

O trabalho foi realizado no doutorado da médica veterinária Gabriela Azenha Milani Soriano, no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ciência Animal da Unoeste, com a orientação da Dra. Caliê Castilho que tem como uma de suas linhas de atuação a produção de novos conhecimentos para reprodução de ovelhas. Egressa do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, a autora do estudo fez o mestrado nesta instituição e dentro da mesma linha. A importância da tese foi simular o tipo de criação no Brasil e ver se o nível de nutrição impactaria na anatomofisiologia do aparelho reprodutor.

Produção precoce

Realizado no centro zootécnico da universidade, o experimento teve 24 ovelhas que foram divididas em três grupos, com diferentes percentuais de alimentos em relação ao consumo exigido pelo National Research Council (NRC), tradução e sigla de Conselho Nacional de Pesquisa.  A ovelha tem vida útil em média de 6 anos e a puberdade está intimamente ligada ao peso corporal, sendo assim o estudo foi iniciado com animais de 6 a 7 meses de idade, pesando 15 a 25 kg. Em cinco meses elas atingiram o  tempo e o peso de cruzamento com o reprodutor; que é a partir de 35 kg para a raça Dorper.

O estudo deixa como entendimento para o criador que “o despertar da puberdade e a manutenção da reprodução estão ligados à nutrição, desta forma os diferentes níveis nutricionais influenciam o metabolismo, sendo o principal fator para o animal se reproduzir; sendo que as fêmeas que entram em puberdade mais cedo, geram produtos mais precocemente, aumentando o retorno financeiro da atividade”, explica a orientadora da pesquisa. O e-book, assim que publicado, servirá para que pesquisadores e produtores possam obter informações detalhadas sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *