Destaques Notícias

Vacinação sem agulha melhora o bem-estar e promove segurança

Desenvolvido há 20 anos, o Sistema IDAL, eliminou o uso de agulhas na vacinação contra cinco importantes doenças que ocorrem na suinocultura mundial: Pneumonia Enzoótica, Circovirose dos Suínos, Doença de Aujeszky e PRRS (duas variantes). No Brasil, onde é utilizado desde 2018, o sistema foi responsável, em 2020, por vacinar mais de 5,3 milhões de suínos e por entregar às granjas um certificado de boas práticas pelo uso do IDAL e por promover a saúde e a melhoria do trabalho no campo.

A imunização de suínos sem utilização de agulhas foi um importante marco para a suinocultura, pois trouxe uma tecnologia pioneira, que ia ao encontro das necessidades dos produtores, cada vez mais preocupados em aliar segurança sanitária com bem-estar. “Comemorar 20 anos de uma inovação que promoveu a disrupção do processo de vacinação é motivo de orgulho para todos. Continuamos investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para ampliarmos o portfólio de vacinas intradérmicas para continuar melhorando a vida das pessoas no campo além da saúde e o bem-estar dos animais”, pontua Robson Gomes, gerente de produtos de Suinocultura da MSD, empresa responsável pela tecnologia.

A vacinação tradicional continua tendo sua devida importância dentro do calendário sanitário e as vacinas intradérmicas IDAL (sem agulhas) proporcionam um equilíbrio de protocolo que reduz o estresse e a dor, fatores que contribuem muito para o bem-estar do animal. Além disso, de acordo com estudos realizados pela companhia, a utilização desse sistema auxilia na redução dos índices de cortisol durante a vacinação – um índice que serve para avaliar o bem-estar desses animais.

Em sua terceira geração, a tecnologia passou por adaptações importantes para promover mais agilidade e conforto na aplicação de vacinas, evoluindo para um uso cada vez mais intuitivo e simplificado. O sistema permite que os profissionais possam complementar o programa de vacinação com o uso de outras vacinas diferentes, melhorando o manejo e o bem-estar animal. O uso do Sistema IDAL impacta positivamente na composição do programa sanitário como um todo e permite a redução ou eliminação do uso das vacinas IM com agulhas ” Quando aliamos a tecnologia e a ciência, o ganho é para todos: pessoas, animais e meio-ambiente”, pontua.

Pensando nas pessoas

Além de todos os benefícios que a não utilização de agulhas traz, as pessoas são um ponto muito importante de atenção nessa equação. Os trabalhadores do campo que fazem o manejo e que são responsáveis pela vacinação têm facilidades com a tecnologia oferecida. O sistema evita a ocorrência de injeções acidentais que podem ocorrer ao manejar agulhas”, explica Robson.

Em 2021, o Sistema IDAL deve ser responsável pela proteção de mais de 8 milhões de animais em granjas espalhadas por todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *