Agricultura Destaques

Cultura de gergelim mostra grande potencial no Tocantins

A Embrapa tem feito pesquisas na região do Estado de Tocantins com a cultura do gergelim semeado em segunda safra, especialmente logo após a colheita da soja e nas janelas de cultivo do milho.

Segundo o pesquisador da Embrapa Valdinei Sofiatti, o gergelim é uma ótima opção para a segunda safra nas regiões de baixa altitude do Mato Grosso e também do Tocantins. “A cultura vem aumentando consideravelmente de área plantada no vale do Rio Araguaia, em Mato Grosso, e devido as condições de clima e solo semelhantes ao Mato Grosso pode ser uma opção também para o Tocantins”, diz.

A Embrapa Algodão já desenvolveu variedades mais adaptadas de gergelim, como a BRS Seda, BRS Anahi e também a BRS Morena. “A estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem atuado para lançar cultivares cada vez mais produtivas e mais adaptadas a diferentes ambientes, com maior teor de óleo e tolerância a pragas e doenças, mirando tanto o mercado de alimentos quanto o de óleo”, afirma a pesquisadora Nair Helena Arriel, chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação do centro de pesquisa responsável pelas novas variedades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *