Agricultura Destaques

Cafezal com raízes protegidas produz mais e com qualidade

Os nematoides são um desafio constante na vida do produtor brasileiro. No café isso não é diferente.  Nesta cultura são encontrados principalmente os do gênero Meloidogyne. Essas infestações no cafezal causam danos expressivos principalmente quando ocorrem em solos arenosos, com baixa fertilidade e deficiência hídrica.

Os efeitos são diversos, conforme explica o engenheiro agrônomo da Biotrop, Gustavo Romero: “as plantas ficam com tamanho desigual, formando reboleiras na cultura. As folhas podem ficar com coloração anormal, cloróticas, semelhante a sintomas de deficiência nutricional. Resulta na diminuição da produção, muitas vezes inviabilizando o cultivo”.

Uma solução para este problema é proteger as raízes e reestabelecer o equilíbrio e a saúde do solo. O solo é um dos principais pilares na condução de qualquer cultura e ele é apontado por Romero como o maior patrimônio do cafeicultor. “Um solo bem nutrido, com matéria orgânica, biota favorecida com produtos biológicos faz toda a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *