Destaques Sustentabilidade

Sistemas Agroflorestais são caminho para um agro sustentável

Os principais objetivos dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) são potencializar a produção agrícola com mais sustentabilidade e equilibrar ganhos econômicos, sociais e ambientais. Há mais de 20 anos, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas trabalha com SAFs no Pontal do Paranapanema, Oeste do Estado de São Paulo, junto a assentados rurais e pequenos produtores, em uma área onde ações como essa têm grande impacto para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade.

Haroldo Borges Gomes, coordenador de projetos do instituto, fala sobre a experiência de dois projetos do IPÊ na região: Café com Floresta e SAFs para Agricultura Familiar como Corredores de Biodiversidade. “Um dos principais aprendizados que tivemos nesse período foi quanto ao espaçamento entre as espécies no plantio. Também vou mostrar os resultados que conseguimos sem o uso de adubos químicos. A presença das árvores neste sistema torna o café menos suscetível à geada, e às pragas, que representam risco para a produção.”

O pesquisador do IPÊ destaca que desde o início, a implementação dos SAFs no Pontal foi feita pelo Instituto em parceria com os assentados rurais e pequenos produtores. “Esse grupo passou a cultivar alimentos 100% livres de adubos químicos, o que garante mais segurança para os produtores, em dois momentos – durante os cuidados com os cultivos e no consumo. Além disso, junto com as árvores, os plantios funcionam como área segura de passagem para a fauna e ainda agrega valor ao produto. Em consórcio com a floresta são cerca de 2 a 4 mil mudas de café por hectare”, comenta com orgulho. O maior volume de café produzido nos SAFs na região do Pontal Paranapanema tem como principal mercado pequenos comércios na cidade de São Paulo.

Além dos benefícios socioeconômicos, os SAFs diversificam a alimentação das famílias, o que tem um peso ainda maior para os pequenos agricultores.  A variedade de espécies – característica dos SAFs – contribui também com a segurança alimentar dos agricultores. O Projeto Café com Floresta – realizado desde 2001 – une o café (Coffea arabica L.) a cultivos como feijão, milho, mandioca, abóbora, batata doce, tomatinho, quiabo e espécies de árvores nativas da Mata Atlântica.

Para Haroldo, um desafio repleto de oportunidade é a questão da escala na agricultura familiar. “O alinhamento entre os pequenos produtores sobre quais alimentos serão cultivados, em especial quanto à principal produção dos SAFs é essencial. No caso, dos SAFs do Pontal é o café. Esse combinado entre os produtores para que todos façam a mesma escolha sobre um cultivo é o caminho mais rápido para que os pequenos produtores consigam volume na produção e acessem maiores mercados. O volume para a comercialização é importante e na maioria das vezes decisivo”.

Cases de sucesso

O 3º Congresso Internacional Online de Agroflorestas Biodiversas (Safweb), que será realizado de 03 a 08 de agosto, contará com uma apresentação de Haroldo, que compartilhará a experiência dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), no Pontal do Paranapanema (SP). A estreia da apresentação Sistemas Agroflorestais Desafios e oportunidades para promoção e o desenvolvimento da Agricultura Sustentável será dia 07 de agosto às 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *