Destaques Pecuária

Controle Leiteiro oficial auxilia no gerenciamento do rebanho

O controle das informações referentes ao rebanho e produção de leite possibilita ao produtor melhor adequação na tomada de decisão, melhorando indicadores de produção, interferindo diretamente na eficiência da propriedade rural. A busca por ferramentas que cumpram o objetivo de controle, com dados relevantes ao produtor e que sirvam de parâmetro para possíveis ajustes de manejo, é importante para facilitar o levantamento de dados produtivos da propriedade.

O Controle Leiteiro é uma ferramenta que possibilita, além de controlar e registrar as produções dos seus animais e saber a qualidade do leite produzido pela propriedade, medindo percentuais de proteína, gordura e Contagem de Células Somáticas, garantindo a qualidade do produto, quando realizado regularmente com todos os animais da propriedade torna-se uma ferramenta de alto potencial para o melhoramento do rebanho, em parâmetros produtivos e genéticos.

Segundo o superintendente técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), José Luiz Rigon, uma das formas de utilização dessa ferramenta é através do relatório de produção mensal, separar aqueles animais de produção superior, e com planejamento adequado, permitir a esses animais tratamento alimentar de melhor qualidade, explorando ao máximo seu potencial produtivo. “E essa divisão de lotes, pode se dar  não só em relação ao quantidade de leite, mas também um função do percentual de sólidos produzidos, dependerá do objetivo da propriedade”, destaca.

De acordo com Rigon, esse método de controle, através do controle leiteiro dos animais, permite a valorização dos animais de alta produção, pois só com o controle leiteiro é que se consegue dar as garantias de produção dos animais, tanto em quantidade como em qualidade, permitindo assim, maior valor agregado à venda de animais e produto final. Além disso, o produtor consegue oferecer animais a venda com comprovada produção, facilitando a decisão do comprador.

A Gadolando disponibiliza para seus sócios uma ferramenta para auxílio no controle zootécnico da propriedade, permitindo o registro de todos os animais da raça holandesa no software, assim como o registro dos principais eventos que ocorrem na propriedade, como nascimentos, coberturas e prenhez, baixas por venda e mortalidade, cadastro de ocorrências, além da elaboração de relatórios de classificação linear, pontos críticos, controle leiteiro e percentual de vacas em lactação em relação ao rebanho total. “O software Web +Leite, oferecido aos sócios da Gadolando, além da inclusão dos animais com registro genealógicos, é possível obter os relatórios de Controle Leiteiro realizado pela associação”, observa Rigon.

O superintendente técnico da Gadolando explica que a partir da inscrição do produtor na entidade, mensalmente há a visita técnica do Inspetor de Registros na propriedade medindo a produção do leite e coletando amostras para análise laboratoriais. “Após as visitas as amostras são levadas aos laboratórios parceiros e após os resultados serem entregue a associação, esses dados são validados e inseridos no cadastro do produtor no Web+Leite, e fica disposição do produtor, além de serem inseridos no Pedigree do animal”, observa.

Foto: JM Alvarenga/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *