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Tecnologia: máquinas e reboques trocando informações

A agricultura moderna possui um número crescente de funções eletrônicas e digitalizadas em todos os componentes da máquina, desde equipamentos acessórios até veículos rebocadores, e todos eles estão gerando fluxos de dados – o que cria a necessidade de padrões e interfaces uniformes. Em particular, os tempos de troca para conectar os tratores a outros equipamentos acessórios – espalhadores de sementes, espalhadores de fertilizantes, reboques de fardos ou prensas de enfardamento – apresentam problemas para os operadores de máquinas. Um cabo diferente, vários plugues, um novo terminal: soluções isoladas proprietárias resultam em inatividade irritante e ineficiente na fazenda.

O que há muito tempo está em vigor para dispositivos periféricos no PC ou laptop – ou seja, plug-and-play junto com interfaces compatíveis – também está fazendo avanços vitais nos processos agrícolas na era da agricultura de precisão. Isso simplifica as operações diárias, minimiza os tempos de troca e garante um aumento genuíno da eficiência. A colocação precisa de sementes nas cabeceiras ou nas aplicações de fertilizantes geo-referenciados e de proteção de culturas só é possível com uma unidade global altamente eficiente que consiste em funções de trator, terminal e dispositivo. A compatibilidade e a conformidade de todos os componentes – até o último detalhe – são necessárias.

O padrão ISOBUS, desenvolvido pela Erich Jaeger, empresa alemã especializada em sistemas de conexão entre máquinas agrícolas, garante a compatibilidade independente dos fabricantes, entre tratores, equipamentos acessórios e software agrícola em PCs de escritório, desde 1991.

Fundada em 2008, a Agricultural Industry Electronics Foundation (AEF) promove ativamente este tópico para desenvolver ainda mais esse padrão internacional comum em todos os níveis – e otimizar a comunicação e o intercâmbio de dados. Reúne diferentes fabricantes de máquinas e componentes agrícolas. A compatibilidade de novos componentes é verificada, sua conformidade é testada e novos padrões são definidos. Eles dizem respeito a todos os componentes relevantes da cadeia de suprimentos e comunicação – de interfaces e protocolos de transmissão comuns a hardware uniforme.

A AEF define, assim, a base para a certificação dos produtos de acordo com a norma ISOBUS e permite a compatibilidade entre os componentes de diferentes fabricantes. O especialista em conectores Erich Jaeger é membro da AEF. Como parte de um subgrupo que se concentra no desenvolvimento e padronização de conectores, ele trabalha para impulsionar consistentemente o desenvolvimento ISOBUS.

O sistema ISOBUS está inserido em muitos componentes e várias funções. Portanto, eles também podem ser usados em dispositivos. E esta é a única maneira que o plug-and-play desejado funciona. Com seus plugues, componentes e acessórios, o produto da Erich Jaeger cobre todo o espectro do ISOBUS Breakaway Connector (IBBC). No desenvolvimento do sistema de conectores, a empresa foi guiada pelas especificações de vários fabricantes de máquinas agrícolas bem conhecidos. Assim, o sistema atende a requisitos muito altos em termos de resistência à temperatura (de -40 ° C a +95 ° C), influências ambientais e de base média, interferência eletromagnética e proteção contra curto-circuito. Isso garante funcionalidade, mesmo em situações extremas. Todos os componentes estão em conformidade com a norma ISO 11783-2. As muitas variantes de modelo incluem, por exemplo, soquetes ativos e passivos, todos em conformidade com as normas.

No futuro, o desenvolvimento contínuo do padrão ISOBUS tornará os equipamentos, componentes e processos agrícolas ainda mais seguros, precisos e mais eficientes. A Erich Jaeger promete continuar acompanhando esse desenvolvimento, como líder mundial no mercado de conectores entre veículos rebocadores e reboques no âmbito da AEF. Como os conectores de ficha compatíveis com ISOBUS são uma parte funcional da rede geral do sistema de um veículo. Essa é a única maneira de apoiar e expandir efetivamente a digitalização nos setores de máquinas agrícolas e veículos comerciais. Além disso, é somente com processos cada vez mais inteligentes e eficientes que a agricultura moderna estará preparada para os desafios do futuro.

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