Destaques Pecuária

Minerais orgânicos favorecem produção no gado de leite

Dos 100 municípios brasileiros com maior produtividade de leite no Brasil, 79 estão localizados na região Sul do país, segundo dados apresentados pelo Anuário do Leite 2019, produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estados do Sul correspondem a 36% da produção nacional, com aumento de 23% em produtividade animal entre os anos de 2013 e 2017, o que garante a liderança do ranking nacional, a frente da região Sudeste (34%).

Manter os excelentes números de produção e rentabilidade, além da qualidade do leite, exige uma boa gestão do rebanho, garantindo saúde e bem-estar aos animais, como explica o gerente de vendas para bovinos de leite da Alltech, Daniel Lobato. “Os desafios para os produtores de leite são praticamente os mesmos em todo o mundo: garantir uma boa ambiência para que os animais tenham conforto e formular uma dieta equilibrada, com bons ingredientes, auxiliando na saúde. A produtividade é uma consequência desses cuidados, e os produtores vêm investindo de maneira bastante intensificada nos últimos anos”.

Uma das principais tendências de aperfeiçoamento na dieta dos bovinos de leite está na substituição dos minerais inorgânicos por orgânicos como suplementação oferecida ao rebanho. Por serem mais biodisponíveis, ou seja, mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo, os benefícios proporcionados são mais eficazes, favorecendo maior produtividade e longevidade do rebanho.

Segundo Lobato, essa maior absorção de minerais impacta diretamente na saúde dos bovinos: “O que observamos hoje com a substituição dos minerais inorgânicos pelos orgânicos é a melhoria dos índices reprodutivos, de saúde dos cascos, diminuição de inflamação nas glândulas mamárias das vacas e do índice de mastite, e também um incremento nos índices de produção de leite e imunidade dos animais”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *