Destaques Eventos

Senar promove primeiro Encontro em Equoterapia em Goiás

As inscrições para o Encontro Goiano de Equoterapia ainda estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo link: https://ev.congressy.com/encontro-goiano-de-equoterapia/. Com o objetivo de reunir profissionais das equipes multidisciplinares e lideranças que atuam nos Centro de Equoterapia de todo o Estado de Goiás, o evento será realizado nos dias 28 a 29 de outubro, a partir das 8h, na sede do Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás– RPMON, em Goiânia.

Desde 2011, o Sistema Faeg Senar vem desenvolvendo, por meio de ações do Programa Equoterapia, acesso ao atendimento equoterápico às pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais do meio rural, incentivando Sindicatos Rurais a organizarem parcerias locais para implantarem centros de equoterapia no estado de Goiás. “A Equoterapia vem transformando a vida das pessoas contribuindo para o desenvolvimento neuropsicomotor, melhorando o equilíbrio, coordenação, força muscular, postura, regulação do tônus muscular dos praticantes.

O ambiente terapêutico dos centros de equoterapia são riquíssimos em estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis promovendo uma maior integração sensorial.  A relação afetiva estabelecida entre os praticantes e os animais sem dúvidas resulta no aumento da socialização, autoconfiança, autoestima promovendo maior sensação de bem-estar”, conta a fisioterapeuta, assessora técnica do Programa Equoterapia, Fernanda Almeida.

Criada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) que é parceira do Senar no evento, a palavra equoterapia foi criada para caracterizar todas as práticas que utilizam o cavalo com técnicas de equitação e atividades equestres tendo como objetivo a reabilitação e a educação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Com programação teórica e prática voltada à discussão da vivência dos atendimentos, este encontro destina-se aos profissionais das equipes multidisciplinares que atuam nos centros de equoterapia em todo Estado, vislumbrando reunir representantes das 36 instituições que são assistidas pelo Programa Equoterapia do Senar Goiás e representantes de centros que foram pioneiros no estado, como Vila São Cotollengo, Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER e demais instituições que veem se destacando no cenário goiano.

O Programa Equoterapia do Senar Goiás conta com a parceria dos Sindicatos Rurais do Estado. As ações do programa são centradas no apoio técnico, com treinamentos, cursos, seminários e outras ações de formação continuada para as equipes de gestão e a multidisciplinar, com o devido acompanhamento nos processos de estruturação, implantação e execução das atividades e dos atendimentos equoterápicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *