Direto da Redação Pecuária

Biogénesis Bagó publica estudos sobre os efeitos positivos da suplementação estratégica

A Biogénesis Bagó publicou três estudos durante o 13º Simpósio Internacional de Reprodução Animal, realizado em Córdoba, na Argentina, organizado pelo Instituto de Reproducción Animal de Córdoba (IRAC – BIOGEN). Os trabalhos apresentados mostraram os efeitos positivos que a adoção do uso estratégico de Gonaxal® (GnRH) e o uso da suplementação mineral e vitamínica injetável (KIT Adaptador® MIN e Adaptador® VIT), trazem ao rebanho, resultando em melhores taxas de fertilidade e índices de prenhez.

Um dos estudos expostos concluiu que a utilização estratégica de Gonaxal® nos protocolos de IATF de vacas de corte foi eficiente na melhoria da taxa de prenhez; principalmente quando as vacas recebem no momento da IATF. O experimento foi feito na fazenda Agropecuária Farroupilha, em Paracatu (MG) e na Fazenda São Paulo em Varjão de Minas, pelo médico-veterinário João Paulo Lollato, coordenador de serviços técnicos Biogénesis Bagó Brasil, em parceira com os membros da Biogénesis Bagó Argentina, Gustavo Lagioia, Juan Cruz Muriel, Reuel Luiz Gonçalves (Biogénesis Bagó Brasil) e os pesquisadores Milton Maturana Filho e Marcos Felipe Morandim.

O segundo estudo mostrou que a suplementação estratégica com KIT Adaptador® MIN e VIT aumentou a taxa de prenhez e a taxa de ciclicidade, bem como melhorou a atividade ovariana em fêmeas de corte de diversas categorias. “Com a adoção da suplementação, a média da taxa de prenhez atingiu 60,6%, enquanto que o grupo que não foi suplementado a média de prenhez ficou em 50,2%”, aponta o médico-veterinário PhD Milton Maturana Filho, que desenvolveu os trabalhos em parceria com veterinários integrantes do Grupo REPRODUZ+, João Abdon dos Santos; Roberta Machado Ferreira Saran; José Lauro Junior; Charles Schutz, Clóvis Juk Fazzano, Rooveth Luis Melo de Souza e os membros da equipe técnica da Biogénesis Bagó Brasil, Reuel Luiz Gonçalves e João Paulo Lollato.

Outro trabalho exibido no Simpósio (SIRAC) apontou que a suplementação mineral e vitamínica estratégica em doadoras da raça Nelore melhora a qualidade dos oócitos e aumenta a eficiência nos programas de FIV. “Ao final da observação do estudo, dos produtos testados na suplementação injetável, o Kit Adaptador® MIN e VIT foi mais eficiente”, afirma o médico-veterinário Reuel Luiz Gonçalves, gerente de Serviços Técnicos da Biogénesis Bagó, que realizou o estudo em parceria com Milton Maturana Filho, além dos médicos-veterinários da ABS (IVB), Tomás Souza Reis, Eduardo Trevisol, Raphael Guimarães Cordeiro, além de membros da empresa Biogénesis Bagó João Paulo Lollato (Brasil), Gustavo Lagoia e Juan Cruz Muriel (Argentina) e o professor Doutor Guillermo Mattioli da Univerdad de La Plata – Argentina. 

O Simpósio do Instituto de Reprodução Animal de Córdoba reuniu professores e pesquisadores de diferentes universidades e institutos do mundo, que apresentaram as pesquisas mais recentes sobre os fatores com maior impacto na reprodução animal.

O evento também trouxe temas sobre a evolução das biotecnologias e sua aplicação, impacto de doenças reprodutivas, o efeito do touro e do sêmen na fertilidade, fatores que afetam o desenvolvimento puerperal em machos e fêmeas, as perdas embrionárias nos sistemas IATF e de transferência de embriões (TE). Além disso, abordou sobre o uso de sêmen sexado em gado de corte e leite, ferramentas tecnológicas disponíveis para melhoria da fertilidade em vacas leiteiras, incluindo seleção genômica e a produção animal no futuro próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *