Agricultura

Aumento das exportações exige mais atenção à qualidade dos grãos

Maiores produtores mundiais de milho, os Estados Unidos estão sofrendo um duro golpe este ano, com recuo da safra em cerca de 9%. A mais recente previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é para colheita de 348 milhões de toneladas. “A queda na oferta norte-americana abre novas oportunidades para a agricultura brasileira. E a atividade está respondendo. A produção de milho deve ficar em torno de 100 milhões de toneladas. Somente a safrinha, colhida agora no meio do ano, deve atingir 72,4 milhões/t, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento”, ressalta Rita Froes, diretora comercial do GenesisGroup, que desde 2001 oferece soluções em testes, inspeções, certificações e rastreabilidade na cadeia agroalimentar.

Porém, alerta Rita, nunca foi tão importante cuidar da qualidade dos grãos brasileiros para atender às exigências do mercado global. “A menor oferta dos EUA aumenta a importância do Brasil no comércio internacional. Tradicionais compradores dos nossos grãos, como soja e milho, estão sinalizando aumento dos volumes. E outros países, normalmente clientes dos EUA, como o México, estão vindo para o Brasil pela primeira vez”, informa a especialista do GenesisGroup.
Nesse cenário, ganha ainda mais importância o controle de qualidade dos grãos produzidos no Brasil. Rita Froes explica que os cuidados precisam ocorrer em todas as etapas da cadeia: desde a produção até o destino final.

“O clima brasileiro é favorável à infestação de insetos e proliferação de fungos na produção de grãos, especialmente durante a armazenagem. Se a prevenção e o cuidado não forem bem feitos, os problemas decorrentes do aparecimento de micotoxinas serão relevantes. Além disso, as exigências dos importadores quanto a este critério são cada vez mais rígidas”, explica Rita.
O GenesisGroup oferece soluções completas para o gerenciamento de qualidade de grãos armazenados. “Um exemplo: na última safra passaram pelas mãos dos nossos colaboradores cerca de 44 milhões de toneladas de soja e 16 milhões de toneladas de milho”, diz Rita Froes.

Entre as principais soluções oferecidas pelo GenesisGroup estão a Certificação e profilaxia de unidades armazenadoras, controle de qualidade dos grãos armazenados, fumigação e expurgo de grãos e testes de micotoxinas, especialmente aflatoxina e fumonisina – que são potencialmente cancerígenas. “É preciso ter muita atenção à qualidade dos grãos disponibilizados ao mercado para garantir sua segurança alimentar”, informa a especialista do GenesisGroup.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *