Notícias

Embrapa e Conif assinam acordo para aumentar acesso às tecnologias agrícolas

A Embrapa e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinaram acordo de cooperação para realização de ações conjuntas com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais ao conhecimento científico e aos ativos de inclusão tecnológica desenvolvidos pela Embrapa. A assinatura aconteceu na abertura da 97ª Reunião Ordinária do Conif, nesta semana, em Brasília.

O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, disse que o acordo fortalece o trabalho conjunto das duas instituições que unem esforços para levar transformação ao setor agropecuário. “A rede do Conif tem grande capilaridade e será estratégica para aumentar o impacto das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa”, comentou.

Cleber Soares destacou que a parceria tem um componente que contribui para a formação de estudantes da grande área de ciências agrárias do Conif com a disponibilização de acesso aos repositórios de informação Embrapa: “Alice”, com acesso livre às informações científicas produzida por pesquisadores da Embrapa; “Infoteca-e”, que contém informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa e seus parceiros; e o Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura, o “Sabiia” que é uma interface que reúne informações sobre agricultura e áreas afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais.

“É a junção da pesquisa realizada pela academia com as pesquisas aplicadas realizadas pela Embrapa”, afirmou o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva. “A Embrapa tem um acervo de conteúdo significativo, com livros, vídeos e pesquisas, por exemplo. Todo esse material irá complementar o que é ensinado dentro de nossas instituições, onde mais de 50% dos nossos campi são agrícolas”, disse. “Esse é só o começo da parceria. É um grande momento para as duas entidades que pode trazer resultados bastante significativos para a área agrícola no Brasil”, finalizou.

Outra meta da cooperação é a instalação de pelo menos dez Unidades de Referência Tecnológica (URT) em instituições integrantes da rede Conif. A Embrapa disponibilizará mudas e sementes de cultivares e apoiará a instalação das URTs, inclusive com orientações sobre as cultivares e as práticas necessárias para a implantação e condução das Unidades de Referência. Em contrapartida, além do espaço, a rede Conif disponibilizará mão-de-obra e materiais e insumos necessários para o trabalho.

One Response

  1. Otima iniciativa.
    E para profissionais, será possibilitado o acesso a todo o acesso disponibilizado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *