Notícias

Esalq discute parcerias com startups francesas

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu a visita de uma comitiva de representantes de startups francesas. O encontro com representantes da Esalq teve como proposta fomentar oportunidades de negócios e parcerias de pesquisa entre Brasil e França. A iniciativa partiu da Business France Brasil, braço comercial da Embaixada da França no Brasil.

“Estamos desenvolvendo, sob a égide da política pública francesa em prol da inovação, diferentes ações com startups brasileiras e francesas, entre as quais o AgriNEST, programa de aceleração de startups francesas no Brasil realizado ao longo de 2019 e com passagem pelo país entre os dias 23 de junho e 1º de julho”, comenta o gerente do departamento AgroTech da Business France Brasil, Jammer Cavalcanti.

Na Esalq, os franceses foram recepcionados pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, pela presidente da Comissão de Atividades Internacionais, professora Helaine Carrer, além de docentes ligados às temáticas de biotecnologia, controle biológico, ciência animal, entre outras.

“A Esalq é uma instituição de ensino e pesquisa inserida no Vale do Piracicaba e por isso a vinda dessas startups é importante pois circulam novas ideias que podem se concretizar em oportunidades de pesquisa e abrir mercados internacionais para as nossas startups”, comentou o João Roberto Spoti Lopes.

Além de um a apresentação institucional, a comitiva francesa ouviu dos docentes da Esalq um panorama sobre os principais desafios da agricultura e da pecuária brasileira, com foco nos aspectos agronômicos. Assim foram abordados temas como controle de doenças e pragas, conservação de solo e recuperação de pastagens. Na Esalq, as ações foram coordenadas pela Seção de Apoio Institucional (Scapoin).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *