Notícias

Região Nordeste volta a apresentar área sem seca relativa

A região Nordeste voltou a apresentar área sem seca relativa. Conforme o mais recente mapa do Monitor de Secas, que é o acompanhamento regular e periódico da estiagem na área do semiárido brasileiro, em abril, 35,96% do território não apresentava impactos negativos a curto ou longo prazos.

Apesar de ter apresentado, em março desde ano toda sua área com algum nível de seca, incluindo o mais intenso, que é classificado como excepcional, o dado mais recente é o mais positivo em relação à série histórica da ferramenta que, atualmente, traz informações dos estados do Nordeste e também de Minas Gerais.

De acordo com relatório do Monitor de Secas, que é produzido de forma conjunta com instituições de pesquisas e possui a Agência Nacional de Águas (ANA) com instituição central, em abril de 2019, precipitações com valores superiores a 200 milímetros ocorreram no norte do Maranhão, Piauí e pontos isolados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Atualmente, as áreas sem seca relativa estão concentradas no norte da região e também na porção litorânea, justamente aquelas mais beneficiadas com as chuvas. Apesar dos resultados positivos, a porção mais central do Nordeste ainda apresenta nível de seca grave a moderada.

Resultados positivos

Entre os estados que apresentaram chuvas expressivas nos últimos meses está o Ceará que, apesar de apresentar precipitações em torno da média, já tem o melhor resultado desde 2011. Lá, até abril, todos os meses apresentaram chuvas acima da média em 2019, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *