Eventos

GreenRio promove a bioeconomia

Entre os dias 23 e 25 de maio, o Rio de Janeiro vai receber a 8ª edição do Green Rio, um dos mais importantes eventos sobre bioeconomia no Brasil. Reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis, o Green Rio reunirá na Marina da Glória representantes da economia verde e do setor orgânico para debaterem e desenvolverem parcerias estratégicas. A expectativa é que o evento, gratuito, receba cerca de 3.000 visitantes, que estarão em contato com mais de 80 expositores do Brasil e do exterior.

O momento mais aguardado desta edição será o lançamento do programa Brasil Bioeconomia / Agricultura Familiar e Cooperativismo, no primeiro dia de evento. A expectativa é de que a Ministra da Agricultura Tereza Cristina venha ao Rio para anunciar o plano. De acordo com um levantamento realizado em 2018 pelo portal Governo Federal, a agricultura familiar no Brasil responde por um faturamento anual que ultrapassa os US$ 55 bilhões. Considerando apenas a produção dos pequenos produtores, o país se consolida como oitavo maior produtor mundial de alimentos.

“O Brasil tem tudo para ser um player global estratégico no cenário da bioeconomia, pela sua rica biodiversidade e também pelo seu capital humano”, afirma Maria Beatriz Costa, organizadora do Green Rio.

Comprovando que o cooperativismo está em alta, o Green Rio 2019 terá como novidade um dia adicional na rodada de negócios para matchmaking, promovido com o apoio do Ministério da Agricultura. Será um encontro de oportunidades para aproximar empreendedores da agricultura familiar à iniciativa privada. O objetivo é criar possibilidades de grandes players e micro produtores realizarem negócios, sem intermediários, valorizando assim o trabalho do agricultor. As rodadas são exclusivamente para expositores do Green Rio.

De acordo com o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Ainda no primeiro dia de evento haverá o lançamento da 2ª Edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais e a presença do secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo Fernando Schwanke para ministrar uma palestra sobre Bioeconomia e Agricultura Familiar: Perspectivas para a próxima década.

A Amazônia também vem com muita força nesta edição. A ambientalista alemã Maritta Koch-Weser vai apresentar a proposta de desenvolvimento da primeira “Rainforest Business School” no Brasil. A iniciativa é voltada para a formação de recursos humanos em negócios sustentáveis na Amazônia, com o objetivo de suprir a demanda de especialistas com preparo para aproveitar o potencial econômico da floresta de pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *