Eventos

Sustentabilidade na pecuária de leite é debatida em Varginha

Cerca de 150 produtores e técnicos participaram, na sexta-feira 03 de maio, do encontro “Pecuária Leiteira com Sustentabilidade” em Varginha (MG), no Clube dos Veteranos. O pesquisador Artur Chinelato, da Embrapa Pecuária Sudeste, fez palestra sobre a importância da assistência técnica nas propriedades leiteiras. Ele é o idealizador do programa Balde Cheio, que há 21 anos capacita técnicos para prestar assistência aos produtores.

Artur explicou o funcionamento do Balde Cheio aos participantes e comentou sobre a dificuldade de se encontrar técnicos bem treinados. “Vacinem-se contra vizinhos, parentes e técnicos desinformados”, orientou. O programa está disseminado por várias regiões do país e os técnicos são orientados a atender cada propriedade de forma personalizada: não existe um modelo fechado que sirva para diferentes produtores.

Os técnicos capacitados pela Embrapa são mantidos por arranjos locais, que podem incluir prefeituras, sindicatos rurais, cooperativas, associações de produtores e outros atores. Em Minas, a FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais) patrocina o programa.

Além da palestra de Artur, o público acompanhou apresentações sobre genética, com o veterinário Ronaldo Braga Reis; qualidade do leite, com Sávio Santiago, gerente de matérias primas de um laticínio; e gestão de indicadores, com Helena Frota, veterinária e técnica do Balde Cheio em Minas.

José Pedro Garcia Reis, presidente do Conselho de Administração do Sicoob/Credivar, que promoveu o encontro, disse que a entidade apoia o programa Balde Cheio há alguns anos e considera interessante estimular eventos técnicos como o de sexta-feira. “Já temos cerca de cem propriedades da região participando do programa”, afirmou. No final, o público fez perguntas aos palestrantes, com mediação do coordenador do Balde Cheio em Minas, Walter Ribeiro.

À tarde, a equipe da Embrapa Pecuária Sudeste visitou a propriedade de André dos Reis, em Paraguaçu. O produtor faz parte do programa Balde Cheio e está construindo uma nova sala de ordenha, mais próxima de onde ficam os animais. O grupo também esteve na Coomap (Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu), que vem procurando incentivar a pecuária leiteira na região.

Foto: Ana Maio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *