Agricultura

Uso de fertilizantes otimiza resultados na produção agrícola

Atualmente, muito se fala sobre o papel dos agrotóxicos e como eles podem ser prejudiciais ao ambiente e à saúde das pessoas, mas pouco é mostrado sobre os fertilizantes e qual seu papel na agricultura. Tanto que ainda há quem confunda esses dois tipos de produtos.

 

É importante destacar que os fertilizantes são substâncias com a função de fornecer nutrientes para o desenvolvimento das plantas via solo ou foliar, com o objetivo de melhorar a produção nas plantações agrícolas. No sentido contrário, os defensivos agrícolas são utilizados para impedir a ação de pragas, fungos, roedores, ervas daninhas, entre outros outros seres, ou matá-los diretamente, podendo ser prejudiciais à saúde pública e à agricultura.

 

“Os produtos que não são classificados como defensivos atuam como ativadores de mecanismos de defesa da planta. Esta, por sua vez, após sofrer o ataque de uma doença, desencadeia processos internos naturais de defesa. Os fertilizantes proporcionam, preventivamente, a ativação desses mecanismos, estimulando a produção desses compostos, mantendo a planta em estado de alerta, preparando-a para responder mais rapidamente aos estresses com menor gasto energético”, explica o engenheiro agrônomo e coordenador de vendas da Plant Defender, José Renato Melare.

 

De acordo com Melare, existem três tipos principais de fertilizantes, que são classificados em:

 

Organomineral – Um adubo que contém os principais nutrientes necessários às plantas de fontes minerais, mais matéria orgânica, que potencializa a eficiência dos nutrientes minerais e ainda melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo;

 

Mineral simples – Produto formado principalmente por um composto químico, contendo um ou mais nutrientes de plantas;

 

Mineral misto – Resultante da mistura física de dois ou mais fertilizantes simples, complexo ou ambos”

 

Benefícios à agricultura e ao meio ambiente

 

Dentre as vantagens oferecidas pelos fertilizantes às produções agrícolas, destaca-se a resposta rápida no aumento de produtividade, o que contribui para maior rentabilidade e lucratividade do produtor, além de colaborar para a redução dos impactos ao meio ambiente, já que ajuda a diminuir o desmatamento, a erosão, a poluição da água e a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

 

Com relação ao solo, o uso dos fertilizantes também promove grandes impactos em suas propriedades físicas. Segundo o especialista, os nutrientes fornecidos por eles geram maior quantidade de material vegetal, que aumentam a matéria orgânica no solo, melhorando sua aeração e taxas de infiltração de água. Assim, a erosão pela chuva ou vento diminui, evitando o assoreamento dos rios e outros prejuízos ambientais decorrentes.

 

Os fertilizantes também interferem positivamente na qualidade da água. Isso porque eles estão relacionados ao aumento da absorção de nutrientes pelas plantas. “Plantas bem nutridas possuem maior capacidade de aproveitar os nutrientes do solo, além da água. Portanto, os nutrientes estar presentes em quantidades adequadas para não reagirem negativamente na absorção de outro nutriente”, ressalta o coordenador.

 

Cuidados na aplicação

 

Para que os fertilizantes ajam com eficácia, devem ser usados nas quantidades adequadas à produção e atender à demanda da planta para seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.

 

Tais quantidades são recomendadas por técnicos especializados, com base em análises de solo e tecido vegetal para planejamento do programa nutricional. Desta maneira, evita-se o excesso de substâncias que, se aplicadas incorretamente, podem causar a contaminação do lençol freático, salinização, entre outros prejuízos ao ambiente.

 

“Também deve ser dada uma atenção especial à qualidade dos produtos utilizados. Quanto melhor forem, menores as dosagens e, consequentemente, menores as chances de contaminação”, alerta o Melare.

 

Sobre a Plant Defender

 

Fundada em 2004 na cidade de Limeira – SP, a Plant Defender trabalha no desenvolvimento de tecnologias pioneiras que auxiliam na melhora do equilíbrio nutricional das lavouras e, consequentemente, na produtividade das culturas.

 

Atualmente, conta com um amplo portfólio de produtos (plantdefender.com.br/#!/culturas) e uma equipe de profissionais altamente qualificada de áreas como química, bioquímica, microbiologia e agronomia, além de importantes parcerias com universidades do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *