Agricultura

Novas visitas do Soja Plus em Goiás investem na gestão de propriedades

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) inicia esta semana as revisitas técnicas aos produtores atendidos pelo Soja Plus em Goiás. Ao todo são 34 fazendas em 17 municípios beneficiados pelo programa que tem o objetivo de melhorar de forma gradativa e contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais, por meio de planos de ações elaborados pela equipe técnica do programa.

 

“O trabalho realizado pelas equipes do Soja Plus permite que o produtor seja capaz de visualizar com maior clareza os pontos que necessitam de melhoria em sua propriedade”, explica a coordenadora técnica do Soja Plus em Goiás, Débora Marchini. “Realizamos um diagnóstico completo da propriedade rural para identificar as adequações necessárias considerando um total de 180 indicadores socioambientais”.

 

As revisitas técnicas servem para o acompanhamento da evolução dos indicadores e entrega de relatório detalhado aos produtores com os principais desafios e oportunidades de melhoria. Desta forma, ele definirá quais serão os próximos passos para tornar a sua propriedade cada vez mais sustentável. “Nosso objetivo é motivar e orientar os produtores na melhoria contínua dos indicadores socioambientais. A gestão da propriedade faz a diferença”, reforça Bernardo Pires, coordenador do Soja Plus Brasil.

 

Nos próximos três meses serão realizados treinamentos e capacitações coletivas para os produtores atendidos pelo programa em Goiás. Essas ações têm o objetivo de motivar e orientar os produtores no cumprimento das rigorosas legislações sociais e ambientais que normatizam as atividades rurais no Brasil. As linhas temáticas de ação compreendem: qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção agrícola, viabilidade financeira e econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

 

Sobre o Soja Plus

 

O Programa Soja Plus está presente nos principais estados sojicultores: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás. É um programa de participação voluntária adequado à realidade do produtor nacional e com todas as ações de capacitação, materiais e assistência técnica oferecidas gratuitamente para os produtores participantes.

 

Desde 2011, o Soja Plus realizou assistência técnica em 2.147 fazendas. As propriedades inscritas no programa produzem 9,43 milhões de toneladas de soja, o que representa cerca de 8% da produção brasileira da oleaginosa. Neste período, foram investidos R$ 21 milhões diretamente nas fazendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *