Eventos

Feira Ecológica terá espaço para agroindústria familiar

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está estudando a viabilidade de ampliar a utilização do galpão em que é realizada a tradicional Feira Ecológica, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A feira é realizada às quartas-feiras e aos sábados. A intenção do secretário da Seapdr, Covatti Filho, é manter o protagonismo da Feira Ecológica e aproveitar os dias vagos para criar um espaço de comercialização para agroindústrias familiares que estejam legalizadas pelo no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Atualmente, quando não ocorre a Feira Ecológica, o galpão tem sido utilizado como estacionamento de veículos.

“Pretendemos dar uma melhor utilização ao espaço, oferecendo mais oportunidades aos agricultores familiares e opção ao consumidor, sem qualquer prejuízo à tradicional feira da agroecologia”, afirma Covatti Filho. O secretário lembrou que as condições para a viabilização do espaço são propícias, necessitando apenas de ajustes internos e com entidades representativas da agricultura familiar.

A Seapdr já está conversando com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), para analisar custos e organização da nova feira. A Secretaria também já dialogou com os responsáveis pela Feira Ecológica, que continuará a ser protagonista do espaço.

A Feira Ecológica continuará ocorrendo nas quartas e sábados, das 13h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h30min. A edição de quarta-feira, menor, conta com legumes, frutas e verduras frescas, além de pães, bolos, suco de laranja e caldo de cana extraído na hora. No sábado, a feira reúne 60 expositores, que comercializam mais de 600 produtos orgânicos, produzidos por pequenos agricultores do Rio Grande do Sul.

(Foto: Fernando Kluwe Dias/SEAPDR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *