Pecuária

Histórias de produtores e técnicos marcam comemoração de 21 anos do Balde Cheio

Cerca de 300 produtores, técnicos e empregados da Embrapa de todo o país participaram da comemoração dos 21 anos do programa Balde Cheio. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 22 de março, em São Carlos (SP).

 

O evento foi marcado por histórias de produtores e técnicos da assistência técnica nesses 21 anos. Como a do produtor de leite Leonildo Gasquez, de São Francisco (SP). É dele a propriedade mais antiga do programa. Gasquez começou no Balde Cheio com uma média de 200 litros de leite ao dia. Hoje sua produção é de 2 mil litros de leite/dia. A renda da atividade leiteira é que mantém toda a família na propriedade.

 

O técnico Walter Ribeiro, que coordena o trabalho em Minas Gerais e Bahia, diz que o que importa é ver os avanços dos produtores. Hoje, em Minas, são 140 técnicos em treinamento e mais de 900 propriedades assistidas pelo programa.

 

Para o chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), é possível viabilizar a produção de leite em pequenas propriedades no país. Para isso, basta conhecimento, aplicação de tecnologias de acordo com a realidade de cada propriedade e saber o que se quer. “Os produtores do Balde Cheio mostram que é possível aumentar a produtividade e ganhar dinheiro com o leite”, afirmou André Novo.

 

O pesquisador Artur Chinelato de Camargo, idealizador do programa, homenageou personagens que contribuíram para o sucesso do Balde Cheio. A história de cada homenageado foi contada de maneira descontraída e emocionante. Pessoas que superaram a pobreza, o desânimo com a atividade e a falta de fé.

 

Durante a solenidade ainda foi lançada a 5ª edição do livro Sítio Esperança, de autoria de Artur Chinelato. Foi aberto espaço para sessão de autógrafos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *