Pecuária

UPF disponibiliza exame pioneiro que detecta prenhez bovina

A bacia leiteira gaúcha é destaque nacional em termos de produtividade e abastecimento. Um dos gargalos da produção leiteira é o tempo de intervalo entre uma gestação e outra e, para melhorar os índices reprodutivos, é necessário realizar uma série de medidas sanitárias, nutricionais e reprodutivas, entre elas, o diagnóstico precoce de uma gestação. É para atender a essa demanda que o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle) da Universidade de Passo Fundo (UPF) amplia seu portfólio com novidades em análise de leite.

 

O serviço está sendo apresentado na Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque, de 11 a 15 de março. Conforme o professor Dr. Carlos Bondan, coordenador do Sarle, o laboratório propõe um exame inovador para o diagnóstico de gestações. “A grande dificuldade do produtor de leite é conseguir que uma vaca repita um parto a cada ano e, para isso, o tempo transcorrido entre o parto e o início de uma nova gestação deve ser em média de 80 dias”, explica ele.

 

Atualmente, o diagnóstico é realizado aos 42 dias de gestação através de exame ultrassonográfico, ou aos 60 dias de gestação através da palpação transretal, sempre realizada pelo médico-veterinário. “Estamos propondo antecipar o diagnóstico para 28 dias de gestação utilizando amostras de leite, que podem ser coletadas pelo próprio fazendeiro”, declara o professor.

 

A iniciativa é pioneira no Rio Grande do Sul. “Somos o primeiro laboratório do estado a oferecer esse serviço. Com ele, pretendemos agilizar os processos, e, assim, as vacas que não estão gestantes poderão ser avaliadas por um veterinário, receber cuidados especiais, muitas vezes terapêutico, para que concebem o mais breve possível a gestação”, aponta Bondan.

 

Ferramenta de diagnóstico

A análise utiliza o leite como ferramenta diagnóstica. Conforme o professor, as vacas gestantes passam a liberar, a partir do 28º dia de gestação, uma glicoproteína fetal no leite, o que indica a gestação. Ele explica que o exame é simples, utiliza o leite que pode ser coletado durante a ordenha e dispensa manejos adicionais do rebanho. “Aquela fazenda que analisa o leite individual de cada vaca do rebanho pode utilizar essa mesma amostra para o diagnóstico de gestação, basta realizar a solicitação no Sarle. Aqueles que não realizam análise individual do leite por vacas podem utilizar o mesmo frasco e conservante para determinação da qualidade do leite para coletar amostras a serem destinadas ao diagnóstico de gestação”, informa ele.

 

O benefício do diagnóstico precoce de gestação, conforme Bondan, é identificar vacas não gestantes e imediatamente realizar avaliação veterinária para tomar medidas cabíveis no intuito de minimizar perdas econômicas. “Vacas que permanecem muito tempo sem produzir leite devido a problemas reprodutivos são responsáveis pelo aumento dos custos de manutenção nesses animais, como exemplo, custos alimentares, diminuindo a lucratividade dos rebanhos”, avalia.

 

O Sarle

O Sarle é um dos laboratórios de pesquisa e prestação de serviços do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da UPF. É um laboratório que realiza análises de rebanhos leiteiros, oferecendo tecnologias inovadoras de análise laboratorial e de gerenciamento de dados da cadeia produtiva do leite. Dentre os serviços prestados, está o controle de qualidade de leite cru e refrigerado, com dados estatísticos, e o gerenciamento de rebanhos leiteiros, além de treinamentos e palestras técnicas.

O Sarle é credenciado pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL) do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8191 ou pelo e-mail sarle@upf.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *