Tecnologia

ESALQ/USP cria oficina de drones para agricultura

OFICINA DE UTILIZAÇÃO DE DRONES PARA AGRICULTURA

Foi realizada em Formosa (GO), nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, a Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA – Drones) para a agricultura. A atividade foi coordenada pelo Prof. Peterson Ricardo Fiorio, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), e contou com o apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Geoprocessamento (TopoGeo).

Foram disponibilizadas 20 vagas, porém o curso contou com a participação de 28 profissionais. “O objetivo foi ensinar a utilizar as aeronaves remotamente pilotadas (RPA) para obtenção e geração de dados para monitoramento na agricultura”, contou o docente.

Os tópicos abordados, com aulas práticas e teóricas, foram noções básicas de sensoriamento remoto, níveis de aquisição de dados, sistemas de sensores aplicados a levantamentos aéreos, planejamento e execução de vôo em campo, processamento das imagens georreferenciadas e geração de produtos para a agricultura, boas práticas e a regulamentação do setor, a descrição e a operação dos equipamentos.

Fiorio destacou ainda que 60% das atividades envolveram prática em campo e laboratório. “Entre elas, a prática em laboratório para geração de imagem da área levantada no curso e produtos para agricultura, planejamento da missão e vôo do RPA, além de obtenção de pontos de controle em campo com auxílio de GPS, discutido em aula teórica, para correção das imagens”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *