Negócios

Mais natural, mais eficiente

O uso de inoculante biológico para o tratamento de sementes, uma novidade entre os agricultores, favorece o aumento de produtividade na cultura da soja. O produto é um concentrado de bactérias que confere à planta melhor nodulação e, consequentemente, maior fixação do nitrogênio, possibilitando um aumento de até 70% na absorção do nutriente.

O “SYS LL Long Life”, nova solução biológica no tratamento de semente industrial da Syngenta, traz os benefícios de facilitar, dar praticidade e incremento de produtividade no cultivo de soja. Fruto de uma parceria entre a empresa e a Novozymes, o produto é um concentrado de bactérias que confere à planta melhor nodulação e, consequentemente, maior fixação do nitrogênio, possibilitando um aumento de até 70% na absorção do nutriente.

Segundo André Negreiros, gerente de marketing da Syngenta, o projeto está sendo desenvolvido a três anos, e será lançando comercialmente a partir da próxima safra. “O uso deste tipo de inoculante já é antigo e acontece com mais de 90% dos agricultores. Com o crescimento do mercado de tratamento de semente industrial, o produtor já comprava a semente tratada, pois achava que seria melhor”, declara. Ele explica que após isso, ainda era necessário colocar o inoculante, ou seja, retratar a semente. Dessa maneira, este produto tem sido uma demanda do próprio homem do campo, que busca um inoculante que já está incluso no tratamento de semente, para facilitar sua vida. “Assim sendo, buscamos viabiliza-lo para ajudar o sojicultor. Por isso a solução pode ser utilizada em todas as regiões do Brasil, e, por todos os tamanhos de plantações”.

O tratamento de sementes industrial é a forma ideal de proteger as sementes da soja e sua genética, para que possam expressar o seu máximo potencial produtivo.

O alto rendimento proporcionado pelo SYS LL Long Life é resultado da qualidade do produto atrelada ao processo que caracteriza o tratamento industrial de sementes. “O The Good Growth Plan, que é nos-so Plano de Agricultura Sustentável, tem justamente como um de seus compromissos o aumento da produtividade de diversas culturas, incluindo a soja, em 20%, até 2020”, diz Negreiros.

O tratamento de sementes industrial é a forma ideal de proteger as sementes da soja e sua genética, para que possam expressar o seu máximo potencial produtivo. Sementes tratadas industrialmente sofrem menor dano mecânico e dão ao agricultor a segurança e a certeza da dose correta, com uma germinação vigorosa. “A tecnologia inerente ao TSI possibilita que as sementes sejam cuidadosamente tratadas, por meio de dosagens específicas de inoculantes biológicos, inseticidas, fungicidas e nematicidas, em função da necessidade do produtor, garantindo a melhor expressão do potencial genético”, declara o gerente. Além de mais segurança para o produtor, o tratamento de sementes industrial da Syngenta minimiza o risco de perda de ativos, e confere mais comodidade ao cliente, que tem em mãos sementes prontas para o plantio. “O trabalho da Syngenta é sempre focado na inovação, oferecendo soluções para a necessidade de cada produtor, a exemplo de lançamentos como este, que são uma tendência de mercado”.

Primeiras impressões

Negreiros diz que os resultados dos primeiros testes rea-lizados com o LLI, compilando Sul e Cerrrado, foi entregue em média 10% a mais em produtividade com a utilização do produto. “Pra próxima safra, esperamos que contribua e suba ainda mais essa média de crescimento da produtividade”, diz. Tiago Webber, produtor rural, e gerente de produção de sementes, da Sementes Estrela, localizada em Erechim, no Rio Grande do Sul, diz que desde que começou o tratamento industrial, foi dada a empresa a oportunidade de ter um produto já pronto para o campo. “Isso é muito importante, porque dá uma garantia que o produto adquirido tem a presença do inoculante correto para a produção”, declara. Webber comenta que já nota-se algumas diferenças na produção após a utilização do LLI. “A nodulação está mais direta, com volume maior. Mas a grande diferença se dá mesmo na produtividade e no rendimento”.

Segundo ele, o mercado precisa cada vez mais do inoculante. “É o fator mais importante que se tem dentro da produção de soja”, diz. Webber comenta que atualmente para que haja total entendimento da importância do produto, é necessário fazer trabalho técnico, mostrando de fato seu funcionamento e vantagens. “Com certeza recomendamos e fazemos o trabalho de conscientização”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *